Expoece 2010 recebe crianças de escolas públicas

24 de setembro de 2010 - 16:35

Os alunos se encantam com as atrações do evento.

Cinco professores e 25 alunos, visitaram a 56ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará. A turma, que foi recebida na manhã de hoje (24) pela coordenadora do evento, Rejane Bastos, conheceu experiências de produção sustentável e técnicas de cultivo ecologicamente corretas nas unidades demonstrativas montadas no Parque de Exposições Governador César Cals.

“Escolhi uma escola que se destaca em trabalhos de pesquisa, com crianças estudiosas e esforçadas para prestigiarem o nosso evento. A ideia foi presenteá-las com um dia de aprendizado e recreação aqui na Expoece”, declarou Rejane.

A aluna do 7º ano, Carina Pinheiro, se encantou com as atrações da Exposição. “Gostei muito das aves exóticas e das domésticas também, como pintinhos e as galinhas”, disse eufórica. A turma, bastante curiosa, adorou conhecer animais premiados como bovinos e caprinos e se esbaldou provando as guloseimas vindas do interior, como beijú, tapioca, caldo de cana, rapadura, dentre muitas outras variedades.

PRÊMIO – Com um vídeo de 10 minutos, relatando a experiência do projeto “Plantar é Renascer”, a Escola Estadual Professora Estefânia Matos, em Itapagé, ganhou um prêmio na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, da Fundação Oswaldo Cruz. A instituição concorreu na categoria Vídeo e Reportagem e foi a vencedora da região Nordeste. De 20 a 23 de outubro, a professora idealizadora do projeto, Irislene Forte e a aluna Carina Pinheiro vão ao Rio de Janeiro para receber o prêmio.

Através do “Plantar é Renascer” a Escola foi arborizada e a comunidade escolar cultiva ervas medicinais para utilização na merenda dos alunos. A iniciativa contou com orientação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).