Ematerce realiza Dia de Campo sobre o Abacaxi em Santana do Cariri

8 de outubro de 2010 - 14:45

O evento contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Amorim.

Na manhã de ontem(7), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) realizou, em Santana do Cariri, um Dia de Campo Especial sobre a Cultura do Abacaxi. O evento contou com as presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, de representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Crato, técnicos e extensionistas da Ematerce Cariri, e de agricultores e estudantes de escolas públicas do município de Santana do Cariri.

Na ocasião, técnicos da Ematerce promoveram aulas explicativas sobre plantio, cultivo e comercialização do abacaxi. Além disso, houve apresentação dos produtos derivados da fruta aos visitantes. Pequenas barracas foram montadas dentro da roça do agricultor familiar Antônio Nogueira, que cultiva 3,5 hectares de abacaxizeiro na Serra do Araripe. Ele iniciou sua plantação com um hectare e conta com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf C), além da assistência técnica da Ematerce de Santana do Cariri.

O secretário Amorim parabenizou aos produtores e à Ematerce pela iniciativa de revitalizar a cultura do abacaxi na Serra. “O que é desenvolvido aqui serve de exemplo para todo o Ceará. Como cultura de sequeiro, pode ser praticado em outras regiões do Estado, desde que utilizada a irrigação”, enfatizou.

O gerente do BNB no Crato, Romildo Alves, falou do grau de importância para a instituição em ser parceira nessa conquista. “Nos sentimos felizes em fazer parte do projeto de revitalização do abacaxi aqui no Araripe. O BNB se sente honrado em contribuir para a melhoria de vida de pessoas empreendedoras”, pontuou.

São 74 produtores assistidos pela Ematerce, em Santana do Cariri, numa área de 180 hectares. O Município já foi o maior produtor de abacaxi no Ceará, mas a cultura foi dizimada na Serra do Araripe na década de 70 por uma doença chamada Fusariose.

A partir do ano 2000, a Ematerce de Santana do Cariri retomou o cultivo orgânico da cultura utilizando um controle eficiente da Fusariose. Estima-se que 60% da produção do abacaxi seja comercializada no aglomerado Crato, Juazeiro e Barbalha (Crajubar), distante 50 quilômetros das unidades produtivas.

Carta de Crédito – Antônio Amorim liberou ainda uma carta de crédito fundiário no valor de R$ 619.000,00 para 16 moradores da Associação Comunitária da Fazenda Ventura, em Santana do Cariri. A ação faz parte do Programa de Crédito Rural da SDA, cada produtor beneficiado plantará três hectares de abacaxi na terra adquirida.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Cícero Lacerda (85) 3101.7631