Hortaliças e mamona sob o céu da Ibiapaba

21 de outubro de 2010 - 10:32

A equipe de biodiesel do Instituto Agropolos foi conhecer o plantio de repolho consorciado com o de mamona.

O segundo do encontro dos 15 coordenadores e supervisores do Programa de Biodiesel do Instituto Agropolos teve como cenário o distrito de Quatiguaba, do município de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba.  O personagem principal daquela manhã de sexta-feira, 15 de outubro, era o horticultor Antônio Evaldo Araújo, mais conhecido como Antônio Júlio.

A equipe de biodiesel do Instituto Agropolos foi conhecer a experiência de plantio de repolho e pepino consorciado com o de mamona, empreendida por Antônio Júlio, com a assistência técnica de  Romão Fontenele Filho, do escritório de Viçosa do Instituto Agropolos. Com seu sorriso largo e genuíno,  respondia todas as perguntas dos visitantes, à sombra de cajueiros (mas bem que poderia ter sido um pé de jatobá), em sua propriedade.

Horticultor há 40 anos, Antônio Júlio começou o cultivo de mamona este ano, em uma área de um hectare. Ficou feliz com o que colheu: “Deu pra ganhar um dinheirinho”, responde, sorridente. Mais do que dinheiro, ele quer mesmo é ganhar de volta sua saúde, o que o cultivo da oleaginosa vai lhe permitir. “De tanto usar veneno quase fiquei mouco”, diz, referindo-se à grande quantidade de agrotóxico que usou nas suas hortaliças.

Antônio Júlio já tem tudo planejado para o próximo plantio de mamona. Vai aumentar para cinco hectares de área cultivada, e além do pepino e do repolho, vai experimentar também o consórcio com tomate. “Ano que vem quero fazer tudo bem bonitinho, bem direitinho”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Agropolos