Amorim lançou segunda etapa de vacinação contra aftosa no Cariri

5 de novembro de 2010 - 16:14

Confira entrevista exclusiva com o Secretário.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) lançou oficialmente, na manhã de hoje (05), a segunda etapa cearense de 2010 da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa . A solenidade aconteceu na Fazenda São Bento, no município do Crato, onde o secretário Antônio Rodrigues Amorim imunizou um bovino, dando exemplo aos criadores de todo o Ceará para aderirem à campanha, ajudando o Estado a passar para zona livre da doença, de acordo com a classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A campanha começou desde o último dia primeiro e se estende até o final do mês de novembro. A dose da vacina custa, em média, R$ 1,50 e pode ser encontrada nas casas veterinárias especializadas. O Ceará alcançou índice de 87,83% de vacinação contra febre aftosa na primeira etapa da campanha deste ano, o que representa 2.127.946 animais imunizados. O Estado possui atualmente 2.5 milhões de cabeças de gado.

Confira abaixo a entrevista concedida ao site da SDA sobre a atual Campanha:

SDA – Quais são as expectativas para essa segunda etapa da Campanha? Alguma novidade que visa facilitar o trabalho dos técnicos da SDA?

Amorim – A falta de planejamento era histórica nas campanhas. Dessa vez, Ematerce e Adagri estão planejando a campanha há mais de um mês. Isso é importante porque já estamos mobilizando outros seguimentos para fazer esse trabalho e isso facilita a corpo a corpo com os criadores para que eles imunizem seus rebanhos. A segunda etapa é sempre diferente da primeira por conta do final de ano e algumas pessoas terem animais em outras áreas que não mais na sua propriedade.

SDA – Depois que o Ceará passou para a zona de risco médio da doença, o que mudou para o criador e para o Estado?

Amorim – As exposições agropecuárias não podiam contar com a participação de animais de outros estados, nem podíamos levar animais nossos para outras exposições. Nesse caso, dentro do Nordeste, já não temos mais esse problema. É claro que ainda temos que melhorar para chegarmos a ter animais de todo Brasil e do mundo inteiro. Mas isso já foi uma mudança extraordinária, nós estávamos com barreiras no Piauí, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, que não passavam animais nossos nem indo, nem vindo. Então isso foi uma mudança maravilhosa, eu aproveito aqui para agradecer todos os produtores que tiveram a capacidade de fazer as suas vacinações.

SDA – Qual o próximo passo, o Ceará almeja avançar na classificação? Quando?

Amorim – Estava previsto para dezembro desse ano a gente chegar a área livre da Aftosa com vacinação. No entanto, como está sendo trabalhado em bloco, os estados do Nordeste e o estado do Pará, no Norte, isso nos trouxe uma nova etapa a ser desenvolvida. Precisamos fazer bem feita a vacinação desse ano para que no próximo ano a gente tenha a primeira etapa já como elemento de fechamento para área livre de Aftosa com vacinação. Em seguida, após os devidos trâmites, o governo brasileiro é quem vai definir/certificar pra que nós possamos ficar área livre da Aftosa com vacinação. E em seguida, novos passos para chegarmos a uma situação de livre da Aftosa sem vacinação. Ai já um estágio bem mais avançado, um maior nível de controle e esse controle cabe a cada proprietário, a cada empresário, que têm seus animais.

SDA – A mudança de classificação com relação à aftosa foi um acontecimento histórico para o Ceará, qual o apelo que o senhor faz aos criadores para vacinarem os seus animais para que o Estado avance mais ainda?

Amorim – O mesmo que sempre fiz nas campanhas anteriores. É de responsabilidade do Estado incentivar as pessoas, é de responsabilidade das pessoas fazerem a sua parte. Isso vem sendo feito, acompanho desde de 2007 e percebo o esforço de todas as pessoas. É importante que elas tenham, de fato, todos os seus animais cadastrados, é importante que vacinem todos os seus animais, é importante que tenha esse controle, que ao vender/negociar, qualquer coisa que ele fizer tem que fazer a GTA, que é a Guia de Trânsito Animal. Hoje lançamos a GTA eletrônica, no Cariri. Daqui uns dias, o pecuarista poderá fazer a GTA de qualquer lugar, sem nenhum problema, desde que tenha o cadastro concretamente feito e o lançamento também da vacinação corretamente feito. Eu aproveito para pedir o esforço de cada um, como sempre fiz, porque só vai se mudar para uma nova etapa se nós fizermos, no tempo certo, a coisa certa. Isso é que é nosso grande desafio.

Assessoria de Comunicação da SDA