VIII Fórum Regional da Caprinovinocultura em Itarema

18 de novembro de 2010 - 16:09

Um espaço de diálogo entre os produtores de Caprinos.

Itarema sediou o VIII Fórum Regional da Caprinovinocultura no Núcleo de Iniciativas Tecnológicas (NIT). O Fórum é um espaço de diálogo e articulação entre os produtores de Caprinos e Ovinos e entidades representativas dos setores público e privado.

O Instituto Agropolos através da Unidade Territorial Vales do Curu e Aracatiaçu apoiou e participou do evento. A mesa foi composta por Raimundo Carneiro da Guia, representando o prefeito Marcos Robério Ribeiro Monteiro; o prefeito de Miraíma, Roberto Ivens Uchôa Sales; secretários de Agricultura dos municípios de Itarema, Amontada, Miraíma, Umirim, Tejusuoca e Pentecoste; do presidente do STTR de Itarema, Francisco Martins do Nascimento Neto; presidente da APPOCI, Benedito de Lisboa Dias Costa e do coordenador da UT Djalma Peres Teixeira e representates do Instituto SESEMAR; da ADEL; do BNB. Participaram do Fórum 77  pequenos produtores da Agricultura Familiar da Caprinovinocultura, e técnicos de varias entidades.

O assessor do Território Vales do Curu e Aracatiaçu, Joaquim Oscar Benevides Braga, ministrou a palestra sobre o Programa de Produção de Ovinos e Caprinos do município de Itarema. O Sistema de Produção adotado é o Semi-Intensivo, ou seja, os animais passam o dia pastejando e são suplementados no final da tarde com silagem ou fenação.

As instalações adotadas são Centros de Manejo rústicos e funcionais, com Pé de Lúvio, Seringa, Brete, Corredores, Baias (Área Coberta e Solário), Canzil Horizontal, Comedouros, Bebedouros (Sistema de Vasos Comunicantes), Saleiros e Iluminação. Reserva Estratégica, todos os pequenos produtores de Itarema, inseridos no Programa de Desenvolvimento Territorial, foram capacitados para fazerem tanto Silagem como Amonização.

Resultados alcançados em 2010:

• Comercialização por três produtores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e por dois no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
  • Projeto de ETENE (uma maáquina forrageira, uma ensiladeira, um motor a diesel e vários cursos.
  • Criação da  Associação dos Pequenos Produtores de Ovinos e Caprinos de Itarema (APPOCI)
  • Melhoria e o crescimento do rebanho de ovinos, graças ao Projeto do PRONAF Mais Alimentos (BNB) e assistência técnica do Instituto Agropolos.