Projeto das Águas do Município é apresentado durante X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

19 de novembro de 2010 - 16:37

Milhã foi escolhida como projeto piloto

Com o objetivo de apresentar o Projeto de Águas no Município (PAM), desenvolvido em Milhã, por professores do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com pesquisadores da Universidade de Columbia (EUA), foi realizado na manhã desta sexta (19), um bate-papo, durante o X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, realizado de 16 a 19 de novembro, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, e o secretário dos Recursos Hídricos, César Pinheiro, participaram do encontro, representando o Governo do Estado.

O projeto, segundo o professor da UFC, Francisco de Assis, tem duas vertentes – identificar a alocação de água no município trabalhado e chegar ao suprimento de água para as populações rurais difusas. “Inicialmente, levantamos dados sobre Milhã, Senador Pompeu, Quixeramobim, Solonópoles e Deputado Irapuã Pinheiro. Decidimos trabalhar em Milhã, como projeto piloto, por ser o município onde as pessoas mais sofrem com a falta de água. Até na sede da cidade há problemas de abastecimento. Todo o município depende de carro-pipa”, explicou o professor.

Dois sistemas de abastecimento já estão funcionando nas comunidades de Ingá e Pedra Fina, graças ao projeto desenvolvido pela UFC e pela Universidade de Columbia (EUA). “Tenho certeza que iremos fechar a universalização da água no nosso município, graças à parceria com o Governo do Estado, através da SDA e da SRH, da Funasa, da UFC e da  Universidade de Columbia. Milhã está sendo um projeto piloto para todo o Nordeste do Brasil”, José Cláudio Dias Oliveira.

Para o secretário da SDA, Antônio Amorim, é através da aproximação da comunidade acadêmica com o povo que mais se aprende e se chega a resultados satisfatórios. “Precisamos otimizar as ações do poder público, somadas ao conhecimento, para atendermos mais pessoas. Estamos aqui para agradecer a iniciativa da realização desse projeto e nos colocarmos à disposição, através do projeto São José, para o que estiver ao nosso alcance”, frisou.

 

Kélia Jácome – Assessoria de Comunicação da SDA – 3101.8137