Aluno do Liceu de Messejana desenvolve projeto de biofertilizante com restos da merenda escolar

23 de novembro de 2010 - 15:09

Ele foi até o Instituto Agropolos conversar com os técnicos sobre o tema de seu trabalho.

O aluno do segundo ano Nathanael Benício Bezerra está apresentando na IX Mostra de Ciência e Cultura do Liceu de Messejana, que teve início ontem e encerra hoje, sua pesquisa demonstração prática  sobre produção de biofertilizantes utilizando as sobras da merenda escolar. Orientado pela professora de Biologia, Rose, Nathanael, de 16 anos, foi até o Instituto Agropolos conversar com os técnicos sobre o tema de seu trabalho.

Com 16 anos, Nathanael convenceu seus colegas de sala a apresentarem na Mostra o experimento com o biofertilizante, o que ele fez sozinho há um mês com as sobras vegetais de sua casa. Ele espera que o trabalho de sua turma desperte nas pessoas a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente e que seu experimento seja replicado.

Como aluno, Nathanael vai para o Liceu para adquirir educação formal. Como cidadão, ele retribui o aprendizado adquirido na sala de aula disseminando conhecimento muito além dos muros da instituição de ensino.  Ele começou no ambiente familiar, sendo o responsável pela educação ambiental de sua família, que aceitou de bom grado os ensinamentos do filho e irmão.

Nathanael vai prestar vestibular no final do ano quem vem. Ele não sabe ainda para qual faculdade. “Só sei que vai ser na área de Humanas”, diz. Mas o aluno do Liceu de Messejana sabe precisamente qual a parte que lhe cabe neste planeta. “Não adianta só reciclar. Está certo que já é um começo. Mas é preciso fechar o ciclo da terra”.