Minifábrica de biocompostagem orgânica será inaugurada nesta segunda (20)

20 de dezembro de 2010 - 15:09

Equipamento beneficiará 140 famílias de Monsenhor Tabosa e comunidades próximas

Com o objetivo de aproveitar as cascas de mamona produzidas por agricultores familiares e resíduos gerados com a poda de árvores, transformando em abudo orgânico para a agricultura familiar, o Governo do Estado inaugura na próxima segunda-feira (20), às 16 horas, uma minifábrica de biocompostagem orgânica, na comunidade São Jorge,  no município de Monsenhor Tabosa. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, participa da inauguração do equipamento, onde foram investidos R$ 120 mil.

Segundo o assessor técnico do Projeto Biodiesel da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Carlos Alberto Farias, a minifábrica de adubo orgânico biotecnológico foi projetada para trabalhar com uma capacidade produtiva de processamento de uma tonelada de resíduos por dia. O material será proveniente da poda de árvores que será feita semanalmente na sede do município, bem como a casca da mamona produzida pelos agricultores familiares da região.

Toda produção do adubo orgânico será utilizado pelos agricultores cadastrados no Programa do Biodiesel do Ceará, o que vai promover um aumento na produtividade da mamona, assim como das culturas alimentares de milho e feijão, que farão parte do consórcio, gerando mais ocupação e renda.

De acordo com o assessor técnico Carlos Alberto Farias, a minifábrica irá beneficiar inicialmente 140 famílias de agricultores familiares que vivem na região. “Esta minifábrica em pleno funcionamento vai permitir uma solução biotecnológica, que seja economicamente viável, socialmente responsável e ecologicamente correta para o problema dos resíduos gerados no município e região”, frisa Farias.

Kélia Jácome – Assessoria de Comunicação da SDA – (85) 3101.8137 e 8843.3425