Monsenhor Tabosa ganha Minifábrica de Biocompostagem

21 de dezembro de 2010 - 15:36

Amorim inaugurou o equipamento na tarde de ontem (20).

A comunidade de São Jorge de Oitis, no município de Monsenhor Tabosa, recebeu a visita do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim. No final da tarde de ontem (20), ele se reuniu com os moradores numa grande festa para celebrar a inauguração da Minifábrica de Biocompostagem Orgânica. O prefeito municipal, José Souto, o coordenador do Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA também estiveram presentes na inauguração.

De acordo com Amorim, foram investidos R$ 120 mil no equipamento que aproveitará as cascas de mamona produzidas por agricultores familiares e resíduos gerados com a poda de árvores, transformando em abudo orgânico para a agricultura familiar. Ao todo, serão 140 famílias beneficiadas.

A minifábrica trabalhará com uma capacidade produtiva de processamento de uma tonelada de resíduos por dia. O material será proveniente da poda de árvores que será feita semanalmente na sede do município, bem como a casca da mamona produzida pelos produtores da região.

O morador Juracy Silva destacou que a fábrica vai provocar uma verdadeira revolução na comunidade. “ Além de aumentar a nossa produção de mamona, também vamos plantar mais feijão e milho, através do consórcio dos nossos cultivos. Muito mais renda para as nossas famílias”, comemorou.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101