Ceará sai da área de risco desconhecido da febre aftosa

22 de dezembro de 2010 - 09:49

Camilo Santana concede entrevista coletiva sobre o assunto.

A classificação sanitária da Febre Aftosa no Ceará passou de “área de risco desconhecido”, para “área de risco médio”. Na manhã da última terça-feira(22), o secretário Camilo Santana recebeu a imprensa, em seu gabinete em Fortaleza, para anunciar oficialmente essa notícia histórica.

Na ocasião, o secretário disse que o que possibilitou o Ceará a sair do risco desconhecido foi um conjunto de fatores como a vacinação por três anos seguidos, diálogo permanente com o Ministério e o concurso para novos agentes. O Ceará poderá comercializar carne e, sobretudo, produtos laticínios que é uma das grandes potencialidades do Estado

A Instrução Normativa com a  nova classificação já publicada no Diário Oficial da União (DOU)  . A conquista chega depois de esforço intensivo nas campanhas de vacinação que, em outubro, durante a segunda etapa, atingiu o recorde de 88,4% de imunização do rebanho. Na primeira etapa desse ano, que aconteceu no mês de abril, o índice foi de 85,8%. Outro número ultrapassado foi a quantidade de animais vacinados: 2,074 milhões de bovinos, das 2,3 milhões de cabeças cadastradas no Estado.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, a notícia já era esperada já que, nas últimas campanhas de vacinação contra a febre aftosa, o Ceará vinha conseguindo índices superiores a 80%. “A expectativa era muito grande, porque estávamos todos muito empenhados nessa missão. Agora caem as barreira para comercialização entre outros estados, podemos ter melhores investimentos no setor e, em 2010, queremos ter o Ceará no status “livre de aftosa com vacinação”, destacou o secretário.

A mudança foi autorizada após avaliações técnicas e auditorias realizadas pelo Mapa que constataram melhorias na qualidade e na capacidade técnica-operacional dos serviços veterinários no Ceará, relacionados à execução do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA).

Entre as ações empreendidas para tirar o Ceará do Risco Desconhecido está o trabalho conjunto entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Adagri e Ematerce, que intensificaram as campanhas de vacinação, realizaram concurso público para a Agência contratando 76 novos profissionais, além de terem concluído o cadastro agropecuário informatizado (Sidagro).

Em 2009, seis municípios vacinaram 100% dos seus rebanhos: Chaval, Martinópole, Uruoca, Maracanaú, Piquet Carneiro e Barroquinha, e o programa contou com o apoio de agentes de saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), do Departamento Estadual do Trânsito (Detran), do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), da Secretaria da Fazenda e da Polícia Rodoviária Federal.

Uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para mudar a classificação de risco em relação à febre aftosa é que o Estado conheça seu público e mantenha o cadastro atualizado. “Hoje sabemos qual o tamanho do rebanho e quantos animais foram vacinados no Estado. Esse é um grande presente de Natal para todos nós”, disse Camilo.