SDA reinaugura Laboratório de Classificação Vegetal

28 de dezembro de 2010 - 16:21

A partir das oito horas da manhã, o secretário Amorim confere as novas instalações da obra.

O Núcleo de Classificação Vegetal, Laboratórios, Sementes e Mudas (Nucla) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) reinaugura amanhã seu Laboratório de Análise de Sementes de Produção – LASP. A  partir das oito horas da manhã, o secretário Antônio Rodrigues Amorim confere as novas instalações da obra que custou R$ 187.253,00 .

O Núcleo de Classificação Vegetal da SDA realiza um trabalho importante para o controle da qualidade dos grãos e das hortaliças que chegam à mesa do cearense. Composto por 60 profissionais, entre químicos e engenheiros agrônomos, o setor avalia os produtos agrícolas importados e oriundos do mercado interno. De acordo com o supervisor da SDA, Josias Félix Lima, a secretaria tem um contrato firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa), que delegou ao Governo do Estado a função de averiguar a procedência dos produtos e emitir certificados de qualidade.

A SDA dispõe de uma equipe de profissionais que se revezam 24 horas nos portos do Mucuripe e do Pecém, além da central que funciona na sede da SDA e de seis potos espalhados nos municípios de Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro, Quixadá e Sobral. Em cada um desses postos existem os laboratórios químicos, onde são avaliados os óleos vegetais, as farinhas de mandioca, de trigo, além dos laboratórios de sementes. Mas o supervisor da SDA explica que o certificado só é obrigatório para os produtos importados, portanto cabe ao consumidor que optar por comprar produtos nacionais ficar atento àqueles que possuem o certificado. “É a segurança de levar para casa um produto de alto nível”, esclarece.

 

SERVIÇO:

Local: Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) – Av. Bezerra de Menezes, 1820

Hora: 8 horas

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631