Fetraece apresenta à SDA as principais reivindicações dos trabalhadores rurais

11 de janeiro de 2011 - 15:46

A continuidade e a ampliação dos projetos desenvolvidos pela SDA foram abordadas durante encontro

Representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado do Ceará (Fetraece) se reuniram com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, para apresentar as reivindicações dos pequenos agricultores do Ceará.  A reunião, desta terça-feira (11), foi a primeira entre as entidades dos movimentos sociais e a nova gestão da SDA.

O presidente da Fetraece, Moisés Brás, reivindicou um conjunto de medidas, que segundo a federação, trariam melhorias para os trabalhadores rurais. Ele destacou a necessidade de uma estratégia para a aplicação do Projeto São José na agricultura familiar, a regularização fundiária, a contratação de agentes rurais, a ampliação do crédito fundiário, a distribuição de sementes – a partir do cadastro atualizado – e o incentivo a produção de sementes pela agricultura familiar.

Segundo Moisés Brás, as principais necessidades são a continuidade da assistência técnica para os assentados e para a agricultura familiar, a operacionalidade dos recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf) em projetos produtivos e a regularização fundiária para o investimento na agricultura local. “Pretendemos ter uma parceria com a SDA, mas também vamos cobrar pela melhoria do trabalhador”, disse.

Para o secretário, Nelson Martins, a parceria com os movimentos sociais permite o levantamento real das necessidades para que os projetos sejam direcionados ao público prioritário. “A importância da parceria está no compartilhamento das responsabilidades”, frisou.

 

Munique Freitas – Assessoria de Comunicação da SDA – (85) 3101.8137