Ações do Projeto São José III deverão ser iniciadas em julho deste ano

12 de janeiro de 2011 - 15:29

O foco será no desenvolvimento das cadeias produtivas, visando à inclusão social e à geração de emprego.

O coordenador dos Programas e Projetos Especiais (Coppe), Josias Farias Neto, apresentou a situação e as perspectivas do Projeto São José III para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, nesta quarta-feira (12). Segundo o coordenador, a previsão para o início das ações do projeto é a partir de julho deste ano.  

O projeto São José surgiu antes de 2002 como um Programa de Combate à Pobreza Rural. Inicialmente, os recursos eram direcionados ao fortalecimento da infraestrutura básica e da organização da agricultura familiar, com implantação de sistema de abastecimento de água, melhorias sanitárias, além da mecanização agrícola das comunidades rurais focando no desenvolvimento sustentável.

Os programas do São José III estarão voltados para o financiamento de projetos nas cadeias produtivas prioritárias – principalmente a piscicultura, a ovinocaprinocultura e a apicultura -, a capacitação permanente, abrangendo as áreas tecnológica, gerencial e organizacional e a continuação das melhorias na infraestrutura para o pequeno agricultor. Segundo Josias Farias Neto, coordenador do Coppe, os recursos do São José III são garantidos pelo Governo do Estado e pelo Banco Mundial. Serão US$ 300 milhões que beneficiarão 182 municípios do Ceará. Só de 2007 a 2010, foram 648 ações concluídas e 181 em andamento.

O projeto São José também mantem parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e os movimentos sociais, focando a inclusão social, a geração de renda e o crescimento da agricultura familiar. Além disso, está ampliando as parcerias interinstitucionais, fortalecendo a governança local.

 

Munique Freitas – Assessoria de Comunicação da SDA – (85) 3101.7631.