SDA e BNB discutem propostas para o Fedaf

13 de janeiro de 2011 - 09:33

O Fedaf é o fundo que agiliza as ações de fortalecimento dos agricultores familiares.

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, recebeu na manhã desta quarta-feira (12), o superintendente do Escritório Técnico do Banco do Nordeste (BNB), José Sydrião Alencar Júnior. O encontro aconteceu na sede da SDA, em Fortaleza, onde foi discutido o credenciamento do BNB como agente financeiro do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura (Fedaf).

O Fundo objetiva racionalizar e agilizar as ações de fortalecimento dos agricultores familiares do Estado, através de oferta de mecanismos de crédito para esse público. Na reunião, que também contou com as presenças das equipes da SDA e do BNB, ficaram acordadas duas propostas importantes em relação ao Fedaf: a regulamentação da Taxa de Remuneração para os agentes finceiros que deverá ser de 3%, e a cobrança judicial de dívidas, que ficará a cargo da SDA junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE).

De acordo com Nelson Martins, para entrarem em vigor, essas propostas precisam ser submetidas à avaliação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR), que se reunirá no próximo dia 25. “Somente a partir do crivo dos membros do Conselho poderemos prosseguir com os trâmites necessários para oficializarmos essas resoluções”, explicou.

Além do Fedaf, os representantes dos dois órgãos discutiram ainda sobre a otimização e o melhoramento de outras ações que desenvolvem em parceria, principalmente àquelas relacionadas ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf) e suas categorias como o Pronaf Mais Alimentos, o Rural e o de Infraestrutura.

Segundo o secretário, a experiência e a competência do quadro de servidores do BNB, que executa políticas focadas na agricultura familiar, seguindo os preceitos do desenvolvimento rural sustentável, coincidem com a missão da SDA. “Também queremos aumentar a interação técnica entre a Ematerce e os agentes do BNB, potencializar o Pronaf e mostrar ao agricultor e à sociedade a importância do título de terra para obtenção de crédito e financiamento com muito mais facilidade”, declarou Martins.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631