SDA se reúne com parceiros do Programa Cisterna de Placas

24 de janeiro de 2011 - 16:30

Até o próximo mês de julho, 25 mil cisternas terão sido concluídas.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, se reuniu na última sexta-feira (21), com representantes de entidades parceiras da SDA na construção de cisternas de placas, ação executada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).  Dez organizações não governamentais (ONGs) estiveram presentes na reunião.

O encontro aconteceu no gabinete do secretário e partiu de uma iniciativa do próprio Nelson Martins, que desejava conhecer melhor os colaboradores do projeto de cisternas, desenvolvido por entidades, como Articulação no Semiárido (Asa), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e outras instituições que são coordenadas pela SDA nessa ação.

“Vamos fazer quase 25 mil cisternas até julho próximo. Já temos mais de cinco mil concluídas ou em fase de conclusão, e mais 18 mil famílias já passaram por todo processo de formação e conscientização para que a construção de suas cisternas inicie”, frisou Nelson Martins.

A coordenadora do Programa de Construção de Cisternas de Placas, na SDA, Mércia Cristina Mangueira, apresentou as demandas, as metas e os resultados alcançados pelo programa. Dentre os objetivos da iniciativa, Mércia destacou melhorias na capacidade hídrica como captação da água da chuva, formação e capacitação para convivência sustentável com o Semiárido e redução do contágio de doenças através da água.

A diretora executiva da Asa, Cristina Nascimento, falou sobre a atuação do órgão, as estratégias desenvolvidas com as famílias para que estas vivam com qualidade no Semiárido e comentou a importância da parceria com a SDA. “Essa parceria não é só de construir cisternas, de montagem de estrutura física, mas é uma parceria que também tem uma dimensão política”, salientou.

Todo processo de mobilização, formação e conscientização das famílias beneficiadas com as cisternas é feito pela Asa e Fetraece, que exercem a coordenação operacional do programa, através das Unidades Gestoras Municipais (UGM). A coordenação geral das atividades, o acompanhamento e monitoramento das ações, assim como a prestação de contas junto ao MDS, são exercidos pela SDA, através da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (COPPE).

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo)