Barbalha inaugura Central de Distribuição de Alimentos do PAA

27 de janeiro de 2011 - 11:36

Inicialmente o PAA beneficiará 29 famílias de agricultores da zona rural do Município.

É juntar a fome com a vontade de comer. Para o prefeito de Barbalha, José Leite, essa é a definição exata do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que garante a comercialização dos produtos da agricultura familiar e, ainda fornece refeições para consumidores em situação de insegurança alimentar e nutricional. Na manhã desta quarta-feira (26), o município de Barbalha inaugurou a Central de Distribuição e Recebimento dos Alimentos do PAA , iniciando sua participação no Programa, que é executado através de parceria entre prefeituras, Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Inicialmente, o PAA beneficiará 29 famílias de agricultores da zona rural de Barbalha, que já estão com toda a venda da sua produção assegurada para o Programa. O agricultor Francisco da Silva, do Sítio Saco, localidade a 14 km da sede de Barbalha, está bastante animado. “Meu carneiros, galinhas e porcos tão todos vendidos para o Programa, para esse ano, esse comércio gerou um aumento de R$ 4.500,00 na renda lá de casa”, comemorou durante a inauguração.

Até o momento, a SDA fechou um contrato com a prefeitura de Barbalha que garantiu um montante de R$ 117.638,00 para a compra dos gêneros alimentícios como hortaliças (cheiro verde e tomate), além de peixe, galinha caipira, ovos caipiras, massa de milho, carnes bovina, ovina e de criação, queijo coalho, feijão e mel de abelha.

Ao todo,19 entidades que desenvolvem programas sociais em benefício de 3.140 pessoas carentes de Babalha serão contempladas com as doações. De acordo com a coordenadora do Programa, Mônica Macedo, além de fortalecer a agricultura familiar, o PAA visa superar a vulnerabilidade alimentar de parcela da população, atuando em conjunto com outras instituições para melhorar o processo de desenvolvimento territorial.

Durante a solenidade, a SDA doou um computador completo para otimizar os serviços da Central, que fica sob responsabilidade da Prefeitura Municipal. Segundo Mônica, as vagas para participação no PAA são ilimitadas, basta que o produtor possua a Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura). “Munido desse documento, basta que o agricultor se dirija ao escritório da Ematerce ou a Secretaria de Agricultura do Município”, esclareceu a coordenadora.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631