Cronograma do Projeto São José III é apresentado ao final da missão do Banco Mundial na SDA

28 de janeiro de 2011 - 16:08

A estimativa é que em setembro o empréstimo seja liberado.

A Missão do Banco Mundial (BIRD) na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) se encerrou nesta sexta-feira (28), com a confecção de documento com a previsão do cronograma e o roteiro de ações para a preparação do Projeto São José III. Treze técnicos do Bird estiveram reunidos com coordenadores da SDA durante esta semana.

Segundo o secretário Nelson Martins, as reuniões da semana tiveram como objetivo estreitar e integrar os trabalhos da SDA e do Bird na confecção do projeto. “O trabalho desenvolvido nesta semana foi o início e a base de toda a preparação do projeto. Nossa equipe tem que funcionar de acordo com as diretrizes do banco”, afirmou.

A estimativa, de acordo com o secretário é que o empréstimo de US$ 200 milhões, com contrapartida de US$ 100 milhões do Governo do Estado, para os sete anos do Projeto São José III, passem por aprovação do senado Federal em agosto próximo. “Essa aprovação é necessário porque o Governo Federal é o avalista do empréstimo do Bird. Em setembro, devemos estar com tudo pronto para a liberação do dinheiro e o início efetivo do projeto”, explicou.

O projeto, que deverá beneficiar cerca de 100 mil pessoas, passará por uma reformulação durante sua confecção para que as deficiências apresentadas no São José I e II sejam solucionadas. “Estamos trabalhando para que o projeto tenha sustentabilidade econômica, social e ambiental. No São José III, teremos inovações como, por exemplo, a premiação para entidades e instituições que exercerem práticas de conservação do meio ambiente. Esta edição terá mudança de concepção. O I e II eram programas de combate à pobreza. O III será mais complexo por ser voltado para o desenvolvimento rural sustentável, com enfoque nos projetos produtivos”, ressaltou Nelson Martins.

Kélia Jácome – Assessoria de Comunicação da SDA – (85) 3101.8137