Câmara Técnica do Biodiesel discute recuperação das oleaginosas

31 de janeiro de 2011 - 17:28

Foram abordadas medidas de ampliação e incentivo ao cultivo da mamona e girassol

O que é necessário para recuperar e ampliar o cultivo das oleaginosas para a produção do biodiesel foi a principal pauta, da primeira reunião da Câmara Técnica do Biodiesel, nesta segunda-feira (31). Na Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA), parceiros da secretaria apontaram as dificuldades de plantio no ano passado e expectativas para 2011.

Representantes de entidades, dos movimentos sociais, de agentes financeiros e órgãos estaduais e federais fazem parte da Câmara Técnica que discute as ações de desenvolvimento da cultura de oleoginosas no Estado. Segundo Nelson Martins, secretário de Desenvolvimento Agrário, haverá maior divulgação e incentivo ao agricultor familiar, com a ajuda de R$ 200 por cada hectare, para aumentar a área plantada e a produção da mamona.

Para o secretário, uma boa quadra chuvosa possibilitaria pelo menos o dobro de área plantada e produtividade. “A maior dificuldade ano passado foi a seca. A área plantada de mamona foi de 25 mil, já a expectativa para este ano é de 70 mil”, disse. De acordo com Roberto Virgínio, orientador da Célula de Bioenergia e Culturas Agroindustriais da Codaf, a grande quantidade de cadastramento de agricultores, a entrega e o cultivo da semente no momento certo, juntamente com as chuvas, pode gerar um recorde de área plantada e produção.

No Cariri, no Maciço de Baturité e em Ibiapaba 90% das sementes de mamonas estão cultivadas, segundo dados do Instituto Agropolos. O instituto atende 75% dos agricultores familiares do Ceará e estima que estes agricultores gerem 19 mil toneladas de mamona.

Assessoria de Imprensa da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105