Programa Hora de Plantar chega em Limoeiro do Norte

3 de fevereiro de 2011 - 11:26

São mais de 12 mil quilos de sementes, beneficiando 600 agricultores daquele município

Mais um município do Estado foi beneficiado com o Programa Hora de Plantar. Na manhã de ontem (2), o secretário Adjunto da SDA, Antônio Amorim, lançou oficialmente o programa na sede do sindicato rural de Limoeiro do Norte. A entrega das sementes naquela cidade se deu a convite do Prefeito, José Dimas, que promoveu o evento para lançar o Programa Vamos Produzir- Safra 2011 e entregou ordens para aragens de terra aos agricultores.

O coordenador da Agricultura Familiar na SDA, Itamar Lemos, representantes da Ematerce e do Instituto Agropolos estiveram presentes no evento. Em Limoeiro do Norte, serão beneficiados 600 agricultores com 12.710 quilos de sementes. Segundo Lemos, no Baixo Jaguaribe, serão beneficiados 5.350 produtores, que receberão mais de 121 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, sorgo, mamona e girassol. Também serão entregues 1.040 mudas de cajueiros e 80 toneladas de maniva de mandioca.

Antônio Amorim levou a mensagem do secretário Nelson Martins ao público presente e afirmou o compromisso que o titular da SDA tem em lutar para que homem do campo produza bem e viva com dignidade. Amorim destacou a importância dos agricultores trabalharem com sementes de qualidade e a necessidade de se fazer correção de solo. Segundo ele, a melhoria das áreas cultivadas, com consequente aumento da produtividade, pode ser feita com adubo natural produzido nas minifábricas de biocompostagem orgânica.

A agricultora Maria Neuza, da localidade Tomé, recebeu 20 quilos de sementes de milho e feijão. Ela também estava recebendo ordem para 2horas de aragem. “A terra já está limpa e molhada, só falta o trator cortar para plantar”, afirmou.

Programa Vamos Produzir –É desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Limoeiro do Norte e, dentre outras ações, disponibiliza 2 horas de aragem de terra para agricultores que plantam apenas milho e feijão, por exemplo, e 3 horas para quem cultiva oleaginosas. Após a colheita, o produtor contribui com 20 quilos de feijão por cada hora de trator recebida. Os grãos devolvidos pelos agricultores são encaminhados para merenda escolar, Casa do Idoso, Hospital Regional e outras instituições.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105