SDA entrega cabras leiteiras e kits de apicultura em Baturité

22 de fevereiro de 2011 - 17:17

O projeto atende agricultores familiares beneficiários do Bolsa Família vinculados ao Consad

O Secretário Adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, inaugurou oficialmente o Projeto de caprinocultura e apicultura em Baturité. O Encontro aconteceu na manhã de segunda-feira (21), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Representantes da Ematerce, do Agropolos e do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) de Baturité participaram do evento, que contou com a presença de líderes sindicais, secretários de agricultura e produtores.

O projeto foi apresentado pelo Consad, financiado pela SDA e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). O investimento total foi superior a R$ 259 mil e beneficia 11 municípios do Maciço de Baturité (Ocara, Barreira, Acarape, Redenção, Aracoiaba, Capistrano, Itapiúna, Aratuba, Mulungu, Pacoti e Baturité). Segundo a Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária na SDA, são 275 famílias beneficiadas com cabras leiteiras (uma para cada família) e 11 reprodutores.

O projeto de apicultura atende 40 famílias, que receberam estrutura básica para produção e colheita do mel (centrífuga, peneira, mesa colhedora, decantador), e equipamentos de uso pessoal (indumentária do apicultor e colmeias, por exemplo). A implantação do projeto constou de diversas etapas envolvendo seminário de sensibilização, capacitação sobre associativismo, manejo de caprinos, criação de abelhas e produção apícola.

Amorim falou da importância da iniciativa para a segurança alimentar dos produtores e lembrou do compromisso que cada produtor tem para que o projeto tenha êxito. “Essas iniciativas dão certo, geram renda e produção de qualidade”, afirmou. O projeto de caprinocultura e apicultura do Maciço de Baturité atende agricultores familiares beneficiários do Bolsa Família vinculados ao Consad.

 

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105