SDA promove Encontro do Projeto Biodiesel 2011

1 de março de 2011 - 18:07

Se discutiu novas parcerias para a produção e comercialização das oleaginosas

O Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, reuniu-se na manhã dessa terça-feira (01), no auditório do Sebrae, com parceiros do Projeto Biodiesel do Ceará. O encontro contou com a presença do Gerente de Suprimentos da Petrobrás, Wanderlei Cardoso e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Banco do Brasil, Centro Tecnológico do Ceará (Centec), Instituto Agropolos e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

O evento objetivou fortalecer ações e definir novas parcerias para o desenvolvimento do Biodiesel no Estado. Para o secretário Nelson Martins, o encontro foi importante para discussão das propostas de novas parcerias para o programa. A SDA e entidades parceiras apresentaram o Projeto Biodiesel 2011 e focaram as discussões na ampliação do projeto, que visa promover a produção e comercialização de oleaginosas consorciadas com produtos de culturas alimentares da agricultura familiar.

De acordo com o Coordenador da Agricultura Familiar na SDA, Itamar Lemos, em 2009, foram plantados mais de 31 mil hectares de oleaginosas (mamona e girassol), com produção de quase 13 mil toneladas, beneficiando 19 mil famílias. Lemos informou que, em 2010, as plantações foram prejudicadas pela seca e houve diminuição de safra. Para 2011, a SDA prevê a produção de 53 mil toneladas de oleaginosas, em 79 mil hectares, beneficiando mais de 39 mil famílias. Segundo Itamar Lemos, as metas do projeto deste ano foram definidas a partir de seminários nos Territórios Rurais.

Como fruto das discussões, foi marcada reunião para 14 de março entre a SDA e o Banco do Brasil. O objetivo é discutir e resolver alguns entraves na abertura de conta bancária dos agricultores e inadimplência dos mesmos com a instituição. No dia 21 de março a equipe da SDA se reúne com a Petrobrás para tratar da diversificação das oleaginosas, incluindo o cultivo do algodão e amendoim no programa. Além disso será discutida a utilização de biocompostagem orgãnica nas plantações. Outra reunião entre SDA, Ematerce, Agropolos e a Petrobrás foi proposta, com data a ser definida, para troca de experiência e orientação na compra de sementes.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105