Ministro da Agricultura e Pecuária recebe secretários

3 de março de 2011 - 16:50

Discutiu-se a criação de convênios plurianuais para melhorar a estrutura de combate à Aftosa

O Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, reuniu-se com o ministro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e representante do Ministério do Desenvolvimento Social (MDA) na última quarta-feira (02), em Brasília. O encontro objetivou traçar estratégias de combate à Febre Aftosa e a ampliação de parcerias com o Governo Federal em projetos de combate à pobreza.

No Mapa, Nelson Martins reuniu-se com o ministro Wagner Rossi e com secretários de agricultura de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Mato Grosso do Sul. “Nossa principal reivindicação ao ministro foi a assinatura, o mais breve possível, de convênios plurianuais para sanidade vegetal e animal” explicou o secretário. De acordo com Nelson, os convênios plurianuais valem até 2015 e servem para estruturar e dar maior capilaridade às agências de defesa agropecuária.

Os recursos dos convênios servirão para equipar as unidade locais e regionais. Essa estrutura dará melhores condições para fiscalizar a sanidade vegetal e animal. “Tem todo um calendário a ser cumprido para que, até o final deste ano, o Nordeste seja zona livre da Aftosa com vacinação”, acrescentou. Segundo Nelson, ficou definido pelo ministro e secretários que a prioridade maior é o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa.

No Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o secretário falou com Ana Fonseca, coordenadora do Grupo Ministerial de Combate à Pobreza. Lá, ele reforçou os planos de universalização das Cisternas de Placas, ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Leite Fome Zero. Segundo Nelson Martins, após o lançamento do Plano de Combate à Pobreza , previsto para abril, a coordenadora deverá participar de atividades do nosso Estado e divulgar o plano junto com a SDA e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

O secretário da SDA encerrou seus compromissos em Brasília no Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Ele encaminhou, pessoalmente, ao Ministro Afonso Florence o convite para as comemorações do Dia de São José em 19 de março. ]

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105