Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural se reúne na SDA

15 de março de 2011 - 19:40

O CEDR deliberou sobre o Projeto São José III, licenças ambientais e uso de agrotóxicos

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR) realizou sua 42ª reunião ordinária na manhã dessa terça-feira (15). Presidido pelo Secretário Nelson Martins, o encontro aconteceu no auditório da SDA e deliberou sobre as propostas do Projeto São José III, situação de encaminhamentos de licença ambiental e uso de agrotóxicos na agricultura familiar.

Na ocasião, o técnico da Ematerce, Marco Aurélio Wasconcelos, foi eleito para o cargo de Secretário Executivo do Fundo Estadual da Agricultura Familiar (Fedaf). A Coordenação de Programas e Projetos Sociais (Coope) da SDA apresentou a situação atual e as perspectivas para o Projeto São José III, cujos princípios culminam com as ações do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) 2012-2015. O Projeto São José III focará na inclusão econômica visando a sustentabilidade dos cearenses.

O Instituto Agropolos apresentou um diagnóstico sobre o uso de agrotóxicos na agricultura familiar. O estudo revela dados sobre aquisição e uso de veneno nas culturas dos agricultores de sete Territórios do Estado. Como medida contra esse problema, o CEDR sugeriu que o Conselho de Política Ambiental (Copam) reative e amplie a Comissão Estadual de Agrotóxicos. Tal comissão irá acompanhar e controlar o uso indiscriminado de veneno nas lavouras.

A próxima reunião do CEDR ficou prevista para 17 de maio. O CEDR é um conselho deliberativo presidido pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. É formado por organizações governamentais e não governamentais, instituições financeiras e entidades que representam a agricultura familiar no Estado.

Assessoria de comunicação da SDA- Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) (85) 3101.8105