SDA discutirá situação do Entreposto do Mel de Barbalha

25 de março de 2011 - 12:20

Serão traçadas estratégias de fortalecimento da apicultura na região do Cariri

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) se reúne, no próximo dia 28, com instituições parceiras para discutir sobre a situação do Entreposto de Mel em Barbalha. O encontro acontece no auditório da SDA, a partir das 9 horas da manhã, e objetiva traçar estratégias de atuação do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Mel na região do Cariri. Na ocasião, serão formatadas propostas de revitalização do Entreposto que está desativado por falta de equipamentos e de estrutura adequada para o funcionamento.

De acordo com o Assessor Técnico em apicultura da SDA, Marcelo Viana, o Cariri é a segunda maior região produtora de mel do Estado. “A ideia é fortalecer a cadeia da apicultura Caririense, divulgando uma campanha de incentivo a produção e estímulo ao consumo do mel”, comentou. Através de órgãos como Ematerce, Centec, Agropolos e Sebrae, a SDA investirá em assistência técnica, formação de apicultores e organização da comercialização.

Marcelo Viana acrescentou também que a revitalização do Entreposto do Mel de Barbalha visa organizar os produtores em cooperativas para que eles tenham maior rentabilidade ao comercializar a produção. Com o Entreposto eles podem estocar o produto e vendê-lo à granel ou colocá-lo em sachês para fornecer ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Entreposto de Mel é um local com instalações e condições adequadas ao processamento dos produtos apícolas.

 

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo)(85) 3101.8105