SDA discute reativação do Entreposto de Mel em Barbalha

28 de março de 2011 - 16:22

A secretaria está articulando parcerias para revitalizar o equipamento e fortalecer a apicultura

“O Ceará é o segundo maior exportador de mel do Brasil e o Cariri é uma das regiões com maior potencial apícola do Estado”. A afirmação é do titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, que se reuniu na manhã dessa segunda-feira (28) com instituições parceiras para discutir a ativação do Entreposto de Mel em Barbalha.

O encontro buscou definir as responsabilidades de cada órgão para o desenvolvimento da apicultura caririense. Além disso, foram abordadas as estratégias de atuação do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Mel no Cariri cearense e apresentado um breve histórico da produção e comercialização do produto na região.

Nelson Martins também anunciou mais uma parceria no fortalecimento da Cadeia do Mel na região, a Fundação Banco do Brasil, representada pelo seu Gerente de Parcerias Jefferson Oliveira. Ele se mostrou bastante otimista com o potencial apícola do Cariri. “Temos que revitalizar as Casas do Mel e decidir qual mercado queremos atingir”, ressaltou Oliveira.

O Entreposto de Mel de Barbalha está desativado por falta de equipamento suficiente e de estrutura adequada para o funcionamento. A SDA está articulando parcerias com órgãos de assistência técnica, de formação e instituições financeiras para revitalizar o equipamento e fortalecer a apicultura no Cariri.

A ideia é que o Entreposto seja gerenciado pela Cooperativa dos Apicultores do Cariri (Cooapis). A assistência técnica dos apicultores será feita pela Ematerce e a formação para produção será feita pelos institutos Agropolos e Centec e, para comercialização, pelo Sebrae.

De acordo com o Coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária, Márcio Peixoto, a SDA atuará na organização dos produtores, contribuindo para o aumento da produção e maior rentabilidade na venda do mel. “Com Entreposto, eles podem estocar o produto e vendê-lo à granel ou colocá-lo em sachês para fornecer ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”.

O Entreposto do Mel é um local com instalações e condições adequadas ao processamento dos produtos apícolas. O local deverá articular as Casas do Mel e dar fluxo a produção.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (estagiário de jornalismo) (85) 3101.8105