Programa Leite Fome Zero beneficia produtores em Boa Viagem

1 de abril de 2011 - 15:36

Cerca de 20 produtores iniciarão a comercialização do leite utilizando os centros comunitários produtores

01/04/2011

A partir de segunda-feira (04), inicia a comercialização de leite pelo Programa Leite Fome Zero no município de Boa Viagem, contemplado com um Centro Comunitário Produtores (CCP). Inicialmente, serão beneficiados 20 produtores de leite bovino que armazenarão a produção em tanque de resfriamento.

Na ultima quinta-feira (31), técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e Ematerce articularam a comercialização do leite para a Associação Comunitária de Bom Jesus. Segundo o agrônomo do Programa Leite Fome Zero, Eduardo Barroso, todos os produtores cadastrados participaram do curso de capacitação com tema na higienização e análise do leite. “Agora, vamos trabalhar com manejo alimentar e produtivo”, afirma.

No território do Sertão de Canindé, foram implantadas três CCPs nos municípios de Canindé, três em Madalena e, agora, uma em Boa Viagem. De acordo com Eduardo, na próxima quinta-feira (07), técnicos da SDA estarão em Madalena para iniciar a comercialização de leite em dois, dos três centros produtores instalados.

No Ceará, foram entregues 48 CCPs para produtores de leite da agricultura familiar em 25 municípios, beneficiando aproximadamente 960 produtores. Sendo, “a expectativa é que até o final de março todos estejam ativos”, afirma o agrônomo.

Segundo Márcio Peixoto, coordenador estadual do Programa Leite Fome Zero, a secretaria entra com a construção das unidades e o ministério com o tanque de resfriamento dos CCPs. Foi investido cerca de R$ 1 milhão no projeto dos centros comunitários. Além disso,“estamos lutando para implantar mais 52 unidades de resfriamento padronizadas no Estado”, afirma o coordenador.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105