AGROPACTO reúne produtores em palestra do MAPA

6 de abril de 2011 - 11:30

Produtores do Estado do Ceará e funcionários da ADAGRI participaram da 635º reunião do AGROPACTO, o Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense.

Produtores do Estado do Ceará e funcionários da ADAGRI participaram da 635º reunião do AGROPACTO, o Pacto  de Cooperação da Agropecuária Cearense. No encontro, cerca de 100 profissionais assistiram palestra do  médico veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ronaldo Carneiro Teixeira. No auditório da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), foi debatido o melhor caminho para a erradicação da Febre Aftosa no  estado do Ceará.

O evento, um projeto semanal da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC), nessa palestra com  parceria do MAPA e da ADAGRI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará) contou ainda com a  participação do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. Ele lembrou que cerca de 10.000 dos 36.000 proprietários de animais, que se encontravam inadiplentes junto a ADAGRI na questão da vacinação contra Febre Aftosa, já regularizaram a situação. Até o dia 15 de abril , a expectativa é dobrar esse número.

O Presidente da ADAGRI, Augusto Júnior reitera as palavras do secretário e faz um apelo para que todos os produtores vacinem os animais: ” Um maior índice vacinal aumenta as chances de o Ceará passar do risco médio para livre com vacinação com relação à febre aftosa, ampliando o número de estados com quem podemos comercializar”.

Em 2009, o Ceará conseguiu sair do status de risco desconhecido da febre aftosa para o nível de risco médio da doença. No nordeste, apenas Bahia e Sergipe já estão classificados como livres com vacinação.

Durante a palestra, o médico veterinário Ronaldo Carneiro mostrou os requisitos necessários para que até 2013, o Brasil esteja livre da Febre Aftosa. Entre eles está o empenho dos funcionários para notificar os casos de forma rápida e eficiente, além de uma boa estrutura física para cuidar de possíveis casos. Ronaldo Carneiro, encerrou, dizendo que o “Ceará é um dos estados que mais investiu e evoluiu na estrutura dos serviços veterinários”.

A primeira etapa da campanha da Febre Aftosa começa dia 1º de maio. A expectativa

é vacinar no mínimo 90% do rebanho de bovinos e bubalinos do Ceará.

 

Assessoria de Comunicação da ADAGRI- Amanda Sobreira  (85) 3101 7631