Acesso Rápido Do que você precisa? Telefones Úteis voltar imprimir Aumentar texto Diminuir texto Pacto debate política de convivência com o semiárido

7 de abril de 2011 - 13:50

Representantes de diversos instituições e sociedade civil contribuem para a criação da politica estadual de convivência com o semiárido

07/04/2011

No Ceará, 150 municípios estão localizados na região semiárida, com 56 % da população cearense. Com a preocupação de apontar diretrizes para o desenvolvimento desta região, que o Conselho de Altos da Assembleia Legislativa realiza o I Encontro do Pacto pela convivência com o semiárido cearense. Nesta quinta-feira (07), instituições públicos, organizações não governamentais e sociedade civil se reuniram para avaliar o resultado dos seminários e oficinas, dando início a criação da política estadual para a região.

O Pacto de Convivência com o Semiárido foi criado a partir de uma proposição feita pelo Pacto das Águas, outro estudo feito pela assembleia. As dimensões econômica, ambiental, cultural, social, científica, tecnológica e inovadora foram discutidas em temas amplos e passaram por oficinas temáticas com 92 instituições participantes. O objetivo é definir uma política estadual com orientações para o desenvolvimento sustentável do semiárido.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) participou, através das coordenadorias de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e de Cisternas de Placas, da apresentação de todo o estudo. Além do levantamento das questões, que serviram de base para orientar a política da convivência com o semiárido.

Segundo Mércia Sales, coordenadora do Programa Cisternas de Placas, o abastecimento d’água é um fator importante para melhorar a região, mas “o mais importante é saber utilizar utilizar o que tem”. Por isso, ela ressalta a relevância da correta utilização do solo e das praticas agrícolas condicentes com o semiárido.

Para Nelson Martins, secretário de Desenvolvimento Agrário, a relação da SDA com o pacto é “total”. Inicialmente, a secretaria aproveitou o estudo feito pelo Pacto das Águas para escolher as comunidades que serão beneficiadas com as 22.500 novas cisternas de placas, previstas para este anos. Segundo o secretário, o Pacto de Convivência é mais amplo, pois vai discutir o projeto de desenvolvimento rural sustentável. Sendo, “ de grande importância para o trabalho da SDA”.

Mais Informações:

A delimitação do semiárido utilizada partiu da Portaria Interministerial N°01/2005

 

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105