Nesta terça inicia 1° curso de Técnicos do Selo da Agricultura Familiar

11 de abril de 2011 - 09:49

O selo promoverá visibilidade aos produtos oriundos da agricultura familiar

Na terça-feira, 12 de abril, às 8h30, começa o “Curso de Formação da 1º Turma de Técnicos Consultores do Selo da Agricultura 100% Familiar do Ceará” realizado pelo Instituto Agropolos. O secretário de desenvolvimento agrário do estado, Nelson Martins, e o presidente do Instituto Agropolos, Celso Crisóstomo, estarão presentes na solenidade de abertura.

O Selo: Criado oficialmente em agosto de 2010 pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado, o selo se prepara para ganhar o campo promovendo e dando visibilidade aos produtos oriundos da agricultura familiar. O selo serve para identificar a origem do produto. O objetivo é agregar valor e incentivar o consumidor a dar preferência aos produtos locais, gerando renda para o município.

O Curso: 30 técnicos vão participar dos três dias de curso e sairão aptos a analisar as solicitações dos agricultores familiares para o uso do selo. São eles que vão avaliar os produtos e as propriedades de origem, certificando que são mesmo da Agricultura Familiar. Para isso, vão seguir uma metodologia e observar certos critérios – de sanidade e apresentação – que serão apresentados e estudados durante o curso.

Saiba +
> O uso do selo começa como um projeto piloto em 48 municípios que tem ações do Programa de Aquisição de Alimentos executado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

> O Selo trará um número de série que atestará a origem do produto, identificando o município de origem e o agricultor.

> Participarão do curso técnicos do Instituto Agropolos do Ceará, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, das Bases de Serviços de Comercialização, do Instituto de Revitalização para o Trabalho (IRT) e da Assessoria e Apoio as Povos das Serras, Sertão e Mar (Sesemar).

Serviço: Solenidade de abertura do Curso de Formação da 1ª Turma de Técnicos Consultores do Selo da Agricultura 100% Familiar do Ceará, 12 de abril, às 8h30, na Casa de Encontros e Retiros – Irmãs Cordimarianas, Rua Coronel Correia, nº 2718, Caucaia – CE.

Assessoria de imprensa: Mariana Toniatti (85) 9955 0862 ou 3115.8332