Garantia Safra do Ceará é exemplo para Bahia

12 de abril de 2011 - 11:35

A coordenação do Garantia Safra da Bahia permanecerá em Fortaleza dos dias 12 a 14 de abril

12/04/2011

Os servidores da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (SEAGRI) estão no Ceará para conhecer o desenvolvimento do programa “garantia safra” no Ceará. No calendário está prevista uma apresentação do sistema de informatização, utilizado para evitar fraudes, um reunião sobre as ações implementadas, incluindo a participação da sociedade no programa e uma visita à Canindé para conhecer os critérios utilizados na qualificação do agricultor familiar com direito ao garantia Safra.

Na reunião com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a equipe reconheceu os trabalhos feitos no Ceará: “O Ceará está a frente da Bahia quando o assunto é o garantia safra, então viemos para aprender e melhorar a adesão ao programa na Bahia”, explica Auxiliadora Lobo, uma das diretoras da SUAF (Superintendência de Agricultura Familiar da Bahia) órgão ligado a SEAGRI. Já Nelson Martins agradeceu o reconhecimento: “Nós ficamos felizes com a visita. É uma forma de trocar experiências e aprender também”, disse o secretário.

O programa “garantia safra” atende agricultores familiares que produzem arroz, algodão, feijão, mandioca e milho no semiárido brasileiro, assegurando ao agricultor familiar com renda de até 1,5 salário mínimo por mês, renda de 640 reais pagos em quatro parcelas, em caso de secas ou enchentes que causem a perda de pelo menos 50% da produção do município. Os recursos são provenientes do Fundo Garantia Safra, formado por contribuições da União, Estado, municípios e agricultores familiares.

No Ceará, existem cerca de 340 mil agricultores e 300 mil vagas destinadas para o programa, uma cobertura de quase 90%. “Fruto de uma parceria entre a Ematerce, as secretarias municipais e os movimentos sociais”, explica o coordenador do garantia SAFRA no Ceará, José Arimatéia. O trabalho conjunto e contínuo faz a divulgação das inscrições, as visitas no campo e consequentemente conscientiza o agricultor da importância desse programa para garantir o sustento da sua família em caso de desastres naturais.

Na Bahia, dos 665 mil agricultores, cerca de 350 mil estão dentro do perfil exigidos para inserção no garantia safra. Cerca de 120 mil estão cadastrados no programa para este ano. “Precisamos de mais comprometimento das partes. Estamos no Ceará para aprender os melhores caminhos”, finalizou a diretora da SUAF Baiana.

Assessoria de Comunicação- Amanda Sobreira (85) 3101.8105