Inicia Curso de Técnicos do Selo da Agricultura Familiar

12 de abril de 2011 - 13:44

O curso prepara os técnicos para o projeto piloto de uso do selo.

12/04/2011

Na manhã de terça-feira, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e o presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Celso Crisóstomo participaram da solenidade de abertura do “Curso de Formação de Técnicos Consultores do Selo da Agricultura 100% Familiar”. “Há tanto tempo estamos sonhando com essa idéia do selo. Esse curso é um passo muito importante. Estamos estudando uma parceria com a Secretaria de Educação para aumentarmos a comercialização institucional. O selo vai entrar nessa história, atestando a origem e a qualidade”, comemorou o presidente do Instituto Agropolos Celso Crisóstomo.

Criado oficialmente pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado em agosto de 2010, o selo se prepara para ganhar o campo e se multiplicar. De acordo com Airton, coordenador do Programa de Acesso a Mercados do Instituto, o curso prepara os técnicos para o projeto piloto de uso do selo.

“Inicialmente, vamos usá-lo em municípios onde têm Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Bases de Serviço de Comercialização. Essa é uma política nova, vamos experimentar para ver se as diretrizes da Comissão Gestora funcionam ou precisam de adaptações antes da gente expandir pra todo estado”, disse Airton.

Os 30 técnicos formados no curso vão estar aptos a analisar os pedidos de uso do selo. São eles que vão avaliar os produtos e as propriedades de origem, certificando que são mesmo da Agricultura Familiar. Para isso, vão seguir uma metodologia e observar certos critérios que serão repassados durante os três dias de curso.

“Pode parecer menor, mas esse selo é fundamental, vai caracterizar a qualidade do produto e incentivar o agricultor a melhorar sua apresentação. Hoje, com a integração de mercados, ou a gente se moderniza e se qualifica – apesar das dificuldades do agricultor – ou não vamos ter condição de competir no mercado. Esse é o desafio, tornar nossa agricultura sustentável também economicamente”, discursou o secretário Nelson Martins.

Saiba +

Estavam presentes também: o secretário de políticas agrícolas da Fetraece, Luis Carlos Lima; a fiscal da Adagri, Patricia; o diretor de marketing da Ceasa, Eduardo Aragão; Ana Mariana Guedes, da Ematerce; e o delegado substituto do Ministério do Desenvolvimento Agrário , Tércio Tavares.

O Selo da Agricultura 100% Familiar é a garantia de que o produto vem de uma unidade de base familiar, de uma propriedade onde as relações de trabalho envolvem o núcleo familiar e geram renda para as comunidades locais.

O selo traz um número de série que atesta a propriedade de origem do produto. O número identifica o município de origem e o agricultor que o produziu.

Participam do curso técnicos do Instituto Agropolos do Ceará, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, do Instituto de Revitalização para o Trabalho (IRT) e da Assessoria e Apoio as Povos das Serras, Sertão e Mar (Sesemar).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Agropolos