Solenidade na AL abre atividades da Semana Nacional do Bioma Caatinga

26 de abril de 2011 - 09:26

O secretário Nelson Martins participou da solenidade para homenagear o Dia Nacional da Caatinga

26/04/2011

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta segunda-feira (25/04), uma sessão solene para homenagear o Dia Nacional da Caatinga e dar início às atividades da Semana Nacional do Bioma Caatinga. Na ocasião, foram entregues os prêmios Asa Branca à instituição Serviço de Tecnologia Alternativa (Seta) e a Eurivaldo Macedo Alves; e ainda, a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa ao agrônomo Afrânio Gomes Fernandes.

Na ocasião, o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), ressaltou a importância de se garantir políticas públicas para que o desenvolvimento do Ceará aconteça de forma sustentável. “Tenho satisfação em ver a caatinga sendo objeto de preocupação nacional”, frisou.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, informou sobre as prioridades da pasta em relação ao bioma. “É importante que a população tenha o interesse de preservar a caatinga, e de criar mecanismos inovadores de conservação da biodiversidade que permitam, além da proteção da natureza, a geração de renda para as comunidades que vivem nessas localidades”, considerou a ministra.

Já o deputado Dedé Teixeira (PT), propositor do debate e presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da AL, salientou que os poderes públicos e a sociedade civil devem se organizar em torno da defesa desse bioma. O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, pontuou que é relevante dar uma atenção diferenciada para o Bioma Caatinga, que “sofre pressão intensa e tem sido devastado em muitas de suas áreas”.

Estiveram presentes à solenidade o senador Inácio Arruda (PCdoB), o deputado federal Chico Lopes (PCdoB), os deputados Professor Pinheiro (PT), Lula Morais (PCdoB), Delegado Cavalcante (PDT), Carlomano Marques (PMDB), Mirian Sobreira (PSB), Júlio César Filho (PTN), e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins.

SERVIÇO
Em Fortaleza, os debates sobre o Bioma Caatinga seguem até a quinta-feira (27), onde representantes do Ceará e da Bahia irão expor o Projeto Mata Branca; falar sobre a criação de unidades de conservação na caatinga; apresentar resultados do Projeto de Desenvolvimento Hidroambiental, que realiza obras e serviços voltados para a preservação e recuperação de áreas degradadas, entre outros.

Já no dia 28 em Brasília, uma audiência pública na Câmara dos Deputados, abordará a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe transformar o cerrado e a caatinga em patrimônios nacionais. No mesmo dia, a presidente Dilma Rousseff assinará os decretos do programa Caatinga Sustentável e da Comissão Executiva do PP da Caatinga.

Das 68 cidades cearenses contempladas com o Mata Branca, em seis haverá programação da Semana da Caatinga: Crateús, Independência, Novo Oriente, Parambu, Quiterianópolis e Tauá. Nas demais, acontecerá atividades em escolas públicas municipais e estaduais.

Fonte: Agência de notícias da Assembleia Legislativa