Ceará abre primeira etapa da campanha contra a febre aftosa.

2 de maio de 2011 - 12:18

No estado, o objetivo é alcançar a classificação de risco de zona livre da febre aftosa com vacinação em 2011

Nesta terça feira, dia 3 de maio, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, e em parceria com a ADAGRI e Ematerce, lança no Ceará, a primeira etapa da campanha contra a febre aftosa. A abertura será na fazenda Nazaré, em Maranguape, a 44 quilômetros da Capital, Fortaleza.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI – é o órgão responsável pela execução do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa – PNEFA – no Ceará. Com o apoio da Ematerce, Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Governo do Estado, o objetivo da campanha, este ano, é vacinar 90% do rebanho e alcançar o status de risco de zona livre da febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional em 2012.

Há mais de dez anos, o Ceará não registra casos de febre aftosa. Este resultado, levou o estado a alcançar em dezembro de 2009, o status de risco de nível médio da doença. A mesma classificação da maioria dos estados do Nordeste, com exceção da Bahia e do Sergipe, estados já livres da aftosa. O Ceará tem 2 milhões e 500 mil animais, entre bovinos e bubalinos (búfalo) e 140 mil produtores. A vacinação de todo esse rebanho significa, além da classificação de zona livre da febre aftosa, a abertura do comércio para outros estados do Brasil.

As vacinas já estão disponíveis nas revendas de todo o estado. Na hora da compra, é obrigatória a presença de um fiscal da ADAGRI para atestar as condições de conservação da vacina. Cada dose custa em média R$ 1,50. A multa para o produtor que não vacinar o rebanho é de R$13,43 por cabeça.

Além da multa, o produtor não poderá comercializar o animal que não foi vacinado. Este controle é feito com a GTA (guia de trânsito animal). A GTA é um documento indispensável para o controle de entrada e saída de doenças no Estado. É através dele que os fiscais controlam a movimentação de animais e garantem o transporte de rebanhos sadios. O documento é obrigatório para todos os animais que serão transportados entre os estados, com exceção de cães e gatos. Sem a GTA, o animal não sai do estado e não pode ser comercializado.

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por um vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, nas testas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

O Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins e o Presidente da ADAGRI Augusto Júnior estarão presentes na abertura da campanha. O apelo é para que todos os produtores vacinem os animais: “ isso vai aumentar as fronteiras de negociação. Saindo do risco médio com vacinação da Febre Aftosa, poderemos negociar com mais estados”, diz Augusto Júnior.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Adagri / Amanda Sobreira (85) 8885 9045/ 9987 5168