Assinado 1° Convênio para projeto em quilombolas no Ceará

11 de maio de 2011 - 16:53

Serão liberados R$ 326 mil, beneficiando mais de mil famílias

A Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA) assinou convênio, nesta quarta-feira (11), com 7 comunidades de quilombolas para a realização de 10 projetos em três linhas de ações entre Centros Digitais, Centros de Multiuso e Assistência Técnica. O recurso é oriundo da doação de um fundo japonês, administrado pelo Banco Mundial, para o Projeto de Protagonismo das Comunidades Quilombolas.

“É a primeira vez que o Ceará libera recursos para projetos com quilombolas” explica, Renato Ferreira (o Baiano), o coordenador estadual da Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará. Serão liberados mais de R$ 326 mil, beneficiando 1.123 famílias. Só no Ceará, existem hoje 79 comunidades quilombolas nas regiões Metropolitana, de Itapipoca, do Sertão Central, do Cariri, e Sertão dos Inhamúns.

Baiano explica que a organização do movimento começou em 2005, desde então a maior luta pelo reconhecimento dos quilombolas, com a titulação dos territórios, e a efetivação da lei 10.639/03 que torna obrigatório o estudo de história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio.“ Não temos muito apoio do poder público, mas o movimento está crescendo com o reconhecimento de 26 comunidades quilombolas do Ceará pela Fundação Cultural Palmares”, frisa.

Em 2007, a SDA iniciou o mapeamento com 60 comunidades quilombolas em 32 municípios, habilitando a participação do Estado no projeto de protagonismo. No convênio, a secretaria entra com o gerenciamento do fundo e acompanhamento da execução das ações. Além do Ceará, Pernambuco e Bahia também participam do projeto. Para a consultora Helena Araújo, da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais da SDA, o grande objetivo é fortalecer as entidades, “fazendo com que assumam seus próprios destinos”.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas