MDS visita participantes do Programa de Aquisição de Alimentos

11 de maio de 2011 - 13:46

Foram 9 agricultores, 6 entidades e 30 beneficiários que receberam o representante do ministério

O Coordenador Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Marcelo Piscina, visitou o Ceará para fiscalizar e estudar o funcionamento, a operacionalização e os avanços no programa relacionado à distribuição de leite e à doação simultânea de alimentos. O objetivo também foi discutir a ampliação do programa com a proposta de R$ 4 milhões, para agosto de 2011 a fevereiro de 2012, segundo a orientadora do PAA, Mônica Macedo.

Marcelo Picin, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), visitou agricultores, beneficiários e entidades que participam do programa em Umirim e São Luís do Curu. Para o coordenador, a impressão sobre o PAA no Ceará foi positiva “tendo potencialidade e estrutura para geração de renda”.Segundo Marcelo, o desafio para os próximos quatro anos é adquirir a produção dos agricultores mais pobres, principalmente, dos quilombolas, indígenas, mulheres e atingidos por barragem. “ O difícil é aumentar a produção destes grupos, para comprar os alimentos e dar um melhor destino”, afirma.

O PAA deve promover o processo de distribuição de alimento sem reproduzir o assistencialismo, “ao contrário deve ser um processo de emancipação”, explica Marcelo. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a secretaria vai aguardar a resposta sobre o quanto o programa será ampliado, para depois reunir as administrações municipais, os movimentos sociais e os sindicatos de trabalhadores rurais.“O nosso objetivo é expandir o máximo que pudermos”, afirma.

Programa de Aquisição de Alimentos

Governo do Estado e Governo Federal compram alimentos dos agricultores familiares cadastrados no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). Depois, distribuem aos beneficiários, pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional que participam de ações promovidas por entidades socioassistenciais (hospital, cadeia pública, casa do idoso, restaurante popular).

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105