SDA realiza encontro para regularização de proprietários de bovinos

12 de maio de 2011 - 12:27

O objetivo é regularizar a comprovação de vacinação dos rebanhos contra a Febre Aftosa.

O secretário Adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, se reuniu na última terça-feira (10) com agropecuaristas de área de litígio entre o município de Parambu e o estado do Piauí. O encontro aconteceu na comunidade Jatobá e teve como objetivo resolver a situação dos criadores de animais com relação à comprovação de vacinação dos rebanhos contra a Febre Aftosa.

A reunião contou com a presença do Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Augusto Júnior, e o da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, (Adapi), José Antônio, além de técnicos veterinários das duas agências. Ressaltou-se a importância da troca de informações entre Adagri e Adapi para que os proprietários da região fronteiriça não deixem de imunizar os rebanhos contra a Aftosa.

Ao todo, são 55 comunidades em situação de litígio entre a região dos Inhamuns, no Ceará e o estado do Piauí. Os criadores costumavam declarar a vacinação nos municípios do Ceará e, com isso, ficavam inadimplentes com a Adapi. Nas ultimas campanhas a Adapi exigiu que os proprietários comprovassem a imunização no Piauí, visto que a região pertence, geograficamente, àquele Estado. Com isso, alguns proprietários tornaram-se adimplentes na agência do Piauí e inadimplentes na Adagri.

Antônio Amorim frisou que a situação daqueles produtores será discutida em videoconferência, na sexta-feira (13), com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para definição de responsabilidades no recebimento de comprovação da vacinação contra a Aftosa. Amorim ressaltou que, independente da decisão do Mapa, o importante é que os criadores continuem vacinando os rebanhos e declarando a vacina. “A vacina é como a natureza, ela não tem fronteiras”, afirmou.

Representantes das duas agências tranquilizaram os proprietários e se comprometeram em fortalecer a comunicação entre Adagri e Adapi para que haja compartilhamento de informações e as declarações dos criadores cheguem ao Mapa por qualquer uma das agências. Dessa forma, o nome de nenhum proprietário constará na lista de inadimplentes após fazer sua declaração de vacinação.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105