Encerrada visita do Banco Mundial à SDA

15 de maio de 2011 - 11:25

Durante cinco dias, as propostas para contratação do Projeto São José III foram discutidas e avaliadas

A visita do Banco Mundial (BIRD) à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) encerrou nessa sexta-feira (13). Durante cinco dias, o banco discutiu com a secretaria e avaliou as propostas para contratação do Projeto São José III. O cronograma do projeto prevê o fim das negociações de contratação até novembro de 2011.

As diretrizes de operacionalização do projeto foram enviadas ao banco no dia 20 de abril. Após análise interna, o BIRD veio com especialistas para discutir a concepção geral do projeto e trouxe alguns pontos para debater com a equipe da SDA.

De acordo com Josias Farias, coordenador dos Programas e Projetos Especiais da SDA, foram discutidos o plano de gestão ambiental, a proposta para a gestão social do projeto e a inclusão de comunidades indígenas e quilombolas. Além disso, discutiu-se também o plano de aquisições apresentado pelo o Estado. Farias frisou que todos os pontos discutidos entraram em consenso.

O próximo passo a ser seguido pela SDA é a construção do Manual de Operações com as regras para as comunidades e organizações acessar os investimentos. A SDA visa integrar as ações do Projeto São José III com ações do Governo Federal para investimentos em áreas produtivas e para universalizar políticas como abastecimento d`água, por exemplo.

O Secretário Adjunto da SDA, Antônio Amorim, ressaltou que o PSJ III não atuará mais no combate à pobreza e, sim, em ações para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Segundo Amorim, um elemento muito importante na concepção do projeto é que a gestão se dará de forma compartilhada entre o Estado e a população. Sendo assim, as comunidades passarão de simples receptora de benefícios para protagonistas de desenvolvimento local.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (85)31018105