Sacos plásticos viram oportunidade em Várzea Alegre

16 de maio de 2011 - 12:59

Objetivo do projeto é gerar renda para os beneficiários e educar para a preservação ambiental

Beneficiários do Programa Leite Fome Zero, em Várzea Alegre, estão desenvolvendo um trabalho digno de ser imitado em outros municípios. Através do “Projeto Leite faz bem, reciclar traz bens”,  são produzidas peças como bolsas, aventais, capa para chuva e capa para botijão. A matéria-prima utilizada são os sacos plásticos que servem como embalagem para o leite do programa.

Segundo Valdemar Barrinha (Mimita), coordenador municipal do Programa Leite Fome Zero, Várzea Alegre possui 491 beneficiários do Programa e já existe a preocupação com o destino dado às embalagens do produto. O projeto desenvolvido naquele município visa criar um trabalho sustentável, tendo como matéria-prima os sacos do leite, aumentando a renda familiar, lidando com a natureza de forma lucrativa e saudável. “Nosso objetivo é gerar renda para os beneficiários e educar para a preservação ambiental”, comenta.

Já foram fabricadas 100 bolsas, que os beneficiários utilizam para transportar o leite. As peças são produzidas pela beneficiária Vandinha. Valdemar acrescenta que a ideia do projeto é montar uma equipe para produção e outra para venda, visto que a população já procura as peças para comprar. O coordenador informa também que articulará com o município para que a prefeitura compre aventais e capas de botijão para escolas e postos de saúde, numa forma de incentivo à produção.

Além da confecção das peças, o “Projeto Leite faz bem, reciclar traz bens” tem objetivo de desenvolver campanhas para conscientização sobre a importância da reciclagem. O grupo criou um jingle para ser cantado por um coral composto por colaboradoras da Pastoral da Criança e beneficiárias do Programa Leite Fome Zero. Mimita diz que espera apoio para gravar o jingle e veiculá-lo nas rádios da região.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo) (85) 3101.8105