Secretário Adjunto

17 de maio de 2011 - 13:54

 

Wilson Vasconcelos Brandão Junior nasceu em Fortaleza em 20 de maio de 1956. é geólogo por formação, com especialização em Planejamento Agropecuário. Em 1984, foi fotointerprete para preparação de projetos de regularização fundiária no cariri. Nos anos seguintes, foi gestor do Programa Fundiário Nacional do Estado, em Iguatu e em Jaguaretama.

Em 1986, foi assessor para o Desenvolvimento dos Assentamentos Rurais na Região de Itapipoca do Projeto Incra e chefe do Núcleo de Estudos do ITERCE, além de membro do grupo de trabalho para reestruturação. Em 1991, foi consultor do IICA e DNOCS para o Programa de Emancipação de Perímetros Irrigados nos Estados do Ceará e Piauí. Em 1996, foi Coordenador Geral do Programa de cadastro Fundiário e Reassentamento das famílias rurais atingidas atingidas pela construção da barragem do Castanhão e pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Nos anos seguintes, foi Secretário Municipal de Agricultura do Município de Paraipaba e membro do Grupo Técnico de Elaboração do Projeto ARIDAS. No IDACE, foi coordenador geral do Programa de Cadastro Fundiário e Reassentamento das famílias rurais, chefe do Departamento de Informática, diretor técnico, assessor especial do superintendente e, de 2003 a 2006, superintendente do instituto. Neste período foi implantado, definitivamente, o Cadastro Fundiário Georreferenciado em vários Municípios do Estado do Ceará, nos quais foram regularizadas mais de 15.000 posses. Exerceu a função de secretário executivo da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará entre os anos 2007 a 2014.