Secretário Executivo

17 de maio de 2011 - 14:00

Felipe Souza Pinheiro nasceu em Fortaleza em 07 de julho de 1974. Filho do advogado Antônio Pinheiro de Freitas e da assistente social Margarida Pinheiro e pai de Mariana. Foi na capital cearense que Felipe desenvolveu toda sua vida escolar e acadêmica, com formação em contabilidade pela Universidade Federal do Ceará tem ampla trajetória profissional ligada ao campo e aos movimentos sociais.

Felipe Pinheiro iniciou sua militância política ainda na infância. Acompanhando seus pais, cresceu participando de eventos político-sociais, seja de caráter sindical ou partidário. Sempre sensível às lutas sociais, ainda estudante, se engaja em organizações, cujas ações se voltam para a promoção dos direitos humanos e de cidadania, compondo a equipe profissional do Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa, aonde contribuiu efetivamente para a criação da Fundação de Economia Solidária, a FUNDESOL, que trabalha com crédito solidário no bairro Grande Bom Jardim em Fortaleza, tendo assumido a função de Gerente de Microcrédito desta organização.

Em 2001, passa a compor a equipe técnica do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador – CETRA, com a missão de contribuir efetivamente no desenvolvimento rural no semiárido. Em 2002, assume o desafio de coordenar o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: Um Milhão de Cisternas Rurais – P1MC numa parceira entre CETRA e a Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA Brasil.

De 2005 a 2008 foi coordenador executivo da ASA Brasil, além de coordenador geral do Programa 1 Milhão de Cisternas e membro do Comitê Executivo da Rede de Tecnologias Sociais – RTS e do Comitê Coordenador do Programa Garantia Safra – MDA. Ainda em 2008 ingressa na Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Ceará – FETRAECE com a missão de coordenador o Programa de Cisternas agora em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

Em 2009, convidado pelo o então Secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, Felipe tem o desafio de atuar no âmbito governamental, e assume a função de assessor estratégico e de articulação da SDA. Foi também assessor da presidência da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE entre os anos 2011 e 2012. Assume em 2013 o cargo de Secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Itapipoca.

Exerce desde 2015 a função de Secretário Executivo do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.