SDA promove Missão Técnica com caprinocultores

20 de maio de 2011 - 18:08

Produtores de Tauá e Quixadá visitaram experiências no Rio Grande do Norte

Caprinocultores de Tauá e Quixadá participaram de Missão Técnica no Rio Grande do Norte. A visita aconteceu de 16 a 20 de maio e reuniu produtores beneficiados pelo Projeto Inclusão Social Através da Caprinocultura Leiteira. O projeto é uma parceria do Governo Federal com Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Instituto Agropolos.

A comitiva reuniu 41 pessoas entre produtores de leite caprino e técnicos da SDA, do Instituto Agropolos e prefeituras dos dois municípios. Com o objetivo de mostrar aos produtores cearenses as experiências exitosas na caprinolcultura potiguar, foi visitada a Estância Caprichos, em Macaíba, onde foi visto o sistema de manejo alimentar, sanitário e reprodutivo adotado naquela propriedade.

O grupo visitou também a Unidade Produtiva da agricultora familiar Lenilda, em Apodi. Ela é fornecedora de leite de cabra para o Programa Leite Fome Zero. Os produtores visitaram também a Cooperativa da Agricultura familiar de Apodi (COOAFAP) e conheceram o sistema de organização, gestão e comercialização dos produtos da agricultura familiar.

De acordo com Antônio Nunes, supervisor do Núcleo de Ovinocaprinocultura na SDA, o Projeto de Caprinocultura Leiteira beneficiará 140 famílias nos município de Tauá e Quixadá, com 2.800 matrizes (cabras) e 140 reprodutores. Está em fase de implantação 210 hectares de reserva estratégica de alimentos e duas mini usinas de processamento de leite, além de capacitações e visitas técnicas.

Nunes ressaltou a importância do intercâmbio entre os criadores para troca de experiências. “as missões técnicas servem para preparar os produtores diante de situações que eles enfrentarão no desenvolvimento do projeto”, frisou.

 

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo) (85) 3101.8105