Diálogos Federativos discutem integração de políticas regionais às nacionais

31 de maio de 2011 - 13:25

O encontro é o primeiro de uma série de seminários que acontecerão nas cinco macrorregiões do país

31/05/2011

Secretários estaduais de Planejamento e dirigentes governamentais do Nordeste reuniram-se nessa segunda-feira (30), no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para discutir as diretrizes de elaboração do Plano Plurianual (PPA) Federal 2012-2015. Denominado “Diálogos Federativos”, o encontro é o primeiro de uma série de seminários que acontecerão nas cinco macrorregiões do país.

O Governador em exercício, Domingos Filho, falou da importância do seminário para discussão dos desafios e planejamento de estratégias que trabalhem as diferenças regionais.”O Brasil está maduro para dialogar francamente com seus estados”, afirmou. Para o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, Zezinho Ribeiro, os encontros do PPA federal visam adequação e integração das políticas regionais às nacionais. “Quando a gente ouve a sociedade, a gente faz melhor”, concluiu.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, participou do evento e ressaltou a importância do seminário para a elaboração implementação das ações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). De acordo com o secretário, “as discussões possibilitam a compatibilização do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) com o PPA estadual e nacional”. Nelson comentou sobre a priorização da matriz da agricultura irrigada no PPA e a inclusão produtiva dentro do Programa Nacional de Combate à Pobreza.

O PPA 2012-2015 é uma lei que define todas as ações do Governo Federal e estabelecerá, de forma regionalizada, a implantação e execução das políticas públicas. O programa consolida uma visão estratégica, participativa e territorializada para o planejamento governamental.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda