Mais 21.500 pessoas serão beneficiadas pelo Programa Leite Fome Zero

31 de maio de 2011 - 13:31

A partir do segundo semestre, serão distribuídos mais de 79 mil litros de leite diariamente

31/05/2011

O Governo Federal autorizou a ampliação do Programa do Leite Fome Zero no Ceará, beneficiando mais 21.500 pessoas em situações de insegurança alimentar e nutricional. Com isso, aproximadamente 600 produtores familiares serão inseridos no programa. Atualmente, o Leite Fome Zero distribui 58 mil litros de leite por dia. A partir do segundo semestre, serão 79.500 litros com aumento de 18.500 em leite bovino e 5 mil em caprino.

A ampliação da meta do programa partiu de uma proposta levada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS). Segundo a técnica Gizeli Morais, hoje existem 2.400 produtores cearenses cadastrados no programa, “com a ampliação podemos inserir mais produtores familiares atendidos pelos Centros Comunitários Produtores de Leite”, afirma a técnica. Os centros são unidades construídas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) com tanques de resfriamento financiados pelo MDS.

Segundo o coordenador do programa, Márcio Peixoto, existem 148 tanques de resfriamento de leite instalados no Ceará. Ele afirma que os produtores cearenses têm capacidade de fornecer leite suficiente, para a (SDA) distribuir 100 mil litros de leite por dia.“ O intuito é universalização do Programa Leite Fome Zero no estado”, frisa.

O Programa Leite Fome Zero é uma parceria entre o Governo Federal e Estadual, que compram o leite dos produtores e distribuem aos beneficiários. O objetivo é combater a fome e desnutrição, atendendo crianças (de 2 a 7 anos), gestantes e idosos (acima de 60 anos), em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85)3101.8105