Projeto de Educação do Campo comemora bons resultados

3 de junho de 2011 - 19:15

O projeto visa ao desenvolvimento sustentável e resgate da identidade cultural das comunidades

03/05/2011

Índice de evasão escolar inferior a 10%, 209 turmas e 2.500 alunos atendidos em 12 territórios do Estado. Esses são resultados do Programa de Jovens e Adultos Para o Desenvolvimento no Campo, fruto de uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) com a Associação Alfabetização Solidária (AlfaSol) e movimentos sociais. O projeto visa o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais e a permanência dos povos do campo em seus lugares de origem.

Para Maristela Miranda, Diretora de Formação e Acompanhamento da Alfa Sol, o fator principal para o sucesso da experiência é a conjunção de vários atores na construção do projeto. Ela ressalta que as ações sempre foram construídas num espaço coletivo, o que fortalece a execução da iniciativa. “Os movimentos sociais estão lá perto, eles conhecem as necessidades do aluno”, comenta. Miranda ressalta que não se trata apenas de um programa de alfabetização e sim de um projeto de resgate da identidade cultural das comunidades rurais atendidas.

A capacitação trabalha com indígenas, quilombolas, assentados e outros povos do campo. Toda prática pedagógica é desenvolvida a partir do conhecimento que o educando já traz. Segundo Maristela, o projeto trabalha com conteúdos que façam sentido para o aluno. “A gente trabalha com conteúdos onde ele (aluno) se reconhece e isso faz com que a apropriação da escrita seja facilitada”, frisa.

Segundo o Diretor de Desenvolvimento Institucional da Alfa Sol, Luís Henrique, o diferencial do programa é romper barreiras históricas da falta de desenvolvimento no campo. O projeto trabalha com a perspectiva de educação inserida num contexto de promoção do desenvolvimento individual e coletivo dos territórios. Devido ao êxito alcançado, a AlfaSol inscreveu a experiência no Prêmio de Inovação Social de Educação em um Encontro Internacional, que acontecerá no Catar, em novembro. “O projeto está concorrendo esse prêmio internacional por esses méritos que o tem tornado um diferencial”, comemora.

O Projeto de Educação do Campo teve incio em novembro de 2010. De acordo com a assistente técnica da Codea, Viviane Mota, as aulas estão previstas para encerrar em julho de 2011, mas a Codea está articulando com o secretário Nelson Martins e A AlfaSol na perspectiva de continuidade.

Mais informações – o Projeto de Educação do Campo é coordenado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário (Codea) e desenvolvido com a participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Quilombolas (CEQUIRCE), Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais (GMAIS).

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo) (85)3101.8105