Inicia curso de gestores comunitários para Casa Digital em Fortaleza

14 de junho de 2011 - 12:16

Serão formados 40 gestores voluntários que trabalharão para a inclusão digital de moradores da região

14/06/2011

Teve início nesta segunda-feira (13), a capacitação para multiplicadores do Projeto Casa Digital do Campo. A aula inaugural contou com a presença do secretário da SDA, Nelson Martins e do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Tércio Dantas. O curso acontece na Casa Digital do Parque de Exposições Governador César Cals, e encerra-se no próximo dia 22.

20 moradores dos bairros próximos ao parque participam da capacitação para adquirirem conhecimentos de informática e se tornarem multiplicadores das experiências vivenciadas. Tércio Dantas ressaltou a importância do Projeto Casas Digitais do Campo como mecanismo de desenvolvimento das comunidades rurais e afirmou que “O Ceará é referência em inclusão digital”. De acordo com Dantas, a capacitação fortalecerá o intercâmbio entre as casas digitais.

A jovem Ivaneide Santos mora no Assentamento Santana, em Monsenhor Tabosa e é uma das facilitadoras da formação. Há dois anos Ivaneide participa do Projeto Casas Digitais e leva, voluntariamente, oficinas para comunidades e assentamentos de Monsenhor Tabosa e de outros municípios. “A Experiência é socialização, de troca e partilha de conhecimentos”, pontua.

Nelson Martins frisou que “é fundamental o acesso a conhecimentos de informática” e anunciou a instalação de mais 277 Casas Digitais em todo o Estado. Nelson ressaltou a importância educativa do projeto e da função de multiplicação de conhecimentos que a Casa Digital do Parque de Exposições assume ao receber moradores dos bairros vizinhos.

O curso terá 80 horas, com os eixos de Gestão Comunitária e Informática Básica. São turmas, uma pela manhã e outra a noite, com 20 alunos cada.

Assessoria de Comunicação da SDA- Cícero Lacerda (Estagiário de Jornalismo)