Seminário da SDA e BIRD foca discussão no Plano Nacional de Combate à Pobreza Extrema

21 de junho de 2011 - 16:06

O seminário acontece nos dias 21 e 22 e discute sobre sustentabilidade no campo

21/06/2011

Teve início na noite desta segunda-feira (20), no Hotel Oásis Atlântico, o Seminário Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento contou com a participação do secretário Nelson Martins e representantes do Banco Mundial (BIRD), do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de representações da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e secretários de outros estados.

O seminário acontece nos dias 21 e 22 de junho e objetiva promover intercâmbio de experiências entre representantes dos Estados que têm projetos de desenvolvimento rural sustentável, financiados pelo BIRD, focando os debates no processo de inclusão produtiva. O evento é promovido pela SDA e Banco Mundial e tem o apoio do IICA e Instituto Agropolos.

O secretário da SDA, Nelson Martins, comentou que a partir da troca de experiências no seminário é possível promover ajustes na execução de projetos e ações. Nelson falou também que o Brasil vive um momento novo com uma concepção de políticas que promovam o desenvolvimento rural sustentável. De acordo com o secretário, o tema central do Plano Nacional de Combate a Extrema Pobreza é a inclusão produtiva. “Nosso desafio é fazer com que as pessoas que vivem no campo ou na cidade desenvolvam atividade sustentáveis”, frisou.

O Coordenador de Operações Setoriais Para o Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, Mark Lundell, comentou que o Brasil vem implantando uma abordagem integrada de programas federais que proporcionam estabilização macroeconômica e aperfeiçoamento de linhas de crédito de vários bancos. Mark Lundell ressaltou o empenho da SDA e do Ceará na execução de projetos em parceria com o BIRD. “O Ceará vem sendo realmente um exemplo para vizinhos e outras partes do pais de como grandes desafios podem, aos poucos, serem vencidos”, lembrou.

Para Maya Takagi, Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o seminário é um momento oportuno para discussão de metas contempladas no Plano Nacional de Combate à Pobreza Extrema. De acordo com Takagi, 1,5 de cearenses vivem em estrema pobreza e 776 mil dessas pessoas estão no meio rural. Maya Takagi reconhece que o Estado deve dar condições para que essas pessoas superem tal situação. “É necessário termos uma meta clara para os próximos três anos e meio, que é erradicar a extrema pobreza no país”, pontuou.

Mais Informações:

Evento: Seminário Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável

Data: 21 a 22 de junho de 2011

Local: Hotel Oásis Atlântico

Endereço: Av. Beira Mar 2500

Assessoria de Comunicação da SDA – Cícero Lacerda (Estagiário de jornalismo) (85) 3101.8105