Mesa redonda debate cadeia produtiva da ovino e caprinocultura

29 de junho de 2011 - 08:48

Servidores do Agropólos e da Ematerce estão em campo traçando um diagnóstico do mercado

29/06/2011

A secretaria de agircultura de Sobral em parceria com a Embrapa e o instituto Agropólos, órgão vinculado à SDA, realizou na tarde desta terça-feira uma mesa redonda, para debater a situação da ovino caprinocultura na região norte. O objetivo é traçar um perfil das atividades da cadeia produtiva em Sobral e nos municípios vizinhos.

Servidores do Agropólos e da Ematerce estão em campo apresentando questionários para os produtores e conhecendo a realidade dos criadores para traçar um diagnóstico do mercado. O resultado deve ser apresentado até o dia 30 de julho.

Também no mês de julho, estagiários da Embrapa e da Prefeitura visitarão restaurantes e supermercados e apresentarão outros questionários para os comerciantes. “O resultado da pesquisa vai embasar as ações que serão desenvolvidas para fomentar a cadeia produtiva da ovino caprinocultura na região,” explica o pesquisador da Embrapa Fernando Henrique Albuquerque.

Outra preocupação do setor diz respeito aos locais de abate dos animais.  Durante a mesa redonda, diversas idéias de criadores e pesquisadores foram anotadas para serem estudadas depois que for traçado o sistema de produção ideal para o município. A capacitação para a assistência técnica dos criadores também será desenvolvida após o resultado das pesquisas.

O sistema de produção vai estimular a criação de ovinos e caprinos, e ainda, o consumo da carne e do leite destes animais. A carne ovina já  tem alto consumo na região do Cariri, onde foram desenvolvidos dois projetos de incentivo. Já o leite caprino, está desde 2010, no programa “leite fome zero”, através de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS) e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, com apoio do instituto Agropólos.

Assessoria de Comunicação

Amanda Sobreira