Vaquejada em Sobral tem R$ 135 mil de premiação

1 de julho de 2011 - 13:23

Começou nesta sexta feira (01) e prossegue até domingo a vaquejada de Sobral que acontece dentro da Exponorte, no parque de exposição João Passos Dias. A organização esperar receber mais de 800 inscrições.  Além do Ceará, caravanas do Acre, Manaus, Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e outros estados do Brasil, chegam a todo momento no parque.

A vaquejada é dividada em duas categorias: amador e profissional.  Os vaqueiros amadores precisam derrubar três bois para se classificarem para a final. Os profissionais precisam derrubar seis animais. A tarefa não é nada fácil. Cada boi pesa em média 300 quilos.

Mas não precisa só derrubar o boi para marcar pontos.  Durante a fase classificatória, a missão precisa ser realizada no espaço de 9 metros delimitados por duas linhas brancas.  No domingo, quando acontece a grande final, a partir do meio dia, o espaço fica um pouco maior. Serão dez metros. Quem derrubar o boi dentro do espaço, avança, quem não conseguir, está eliminado.  É o famoso mata mata.

O grande campeão, entre os vaqueiros profissionais, leva um carro zero quilômetro. O campeão amador leva uma moto. Os outros prêmios, entre dinheiro, motos e aparelhos de tv, somam 135 mil reais. O dinheiro é dividido por dois.  É que na vaquejada, dois vaqueiros se unem para derrubar o boi. O estereiro  encurrala o animal e o puxador derruba o boi e anima a torcida.

Assessoria de Comunicação

Amanda Sobreira