Vendas no caminhão de feiras de peixe beneficiam pescadores em Sobral

1 de julho de 2011 - 12:34

O projeto atende direta ou indiretamente 120 famílias da Região

Cerca de 250 quilos de peixe já foram vendidos desde a última segunda feira (27), na Exponorte que acontece em Sobral. O pescado está sendo comercializado no caminhão de feiras de peixe. O veículo foi doado pelo Ministério da Pesca e Agricultura com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

O caminhão chegou em Sobral no mês de maio, depois da cerimônia de entrega simbólica realizada pelo Secretário Nelson Martins, no parque de exposição Governador César Cals em Fortaleza. Este é o primeiro evento onde as vendas de peixe são feitas no caminhão. “As famílias dos pescadores são muito carentes e precisam de ajuda. A chegada do caminhão só melhorou as condições de vida dessas pessoas”, destaca a secretária de agricultra de Sobral Ana Luiza Barreto.

O projeto atende as duas associações registradas pela Prefeitura de Sobral e beneficia direta ou indiretamente 120 famílias da Região. Gente como Roberto Nascimento. Ele  vive da pesca feita no açude Jaibaras e a família inteira depende do produto. Só nesta quinta feira (30), Roberto vendeu sessenta quilos. “A estrutura do caminhão é suficiente pra gente trabalhar e ganhar nosso sustento. E o consumidor também sai ganhando”, explica Roberto.

O consumidor sai ganhando porque o quilo da tilápia está sendo vendido por R$5,50. Na feira, o preço chega a R$ 7,00. “Aqui o produto vem direto do açude para o caminhão. Sem atravessador, todo mundo sai ganhando”, diz o engenheiro de pesca da Prefeitura de Sobral Aquiles Moreira de Moraes”.

Entre as espécies comercializadas, a tilápia é mais vendida. Mas é possível encontrar cangatí, traíra, pescada e tucunaré. Isso sem contar com os produtos derivados. As duas câmeras frigoríficas do caminhão também armazenam bolinhas de peixe, linguiça de peixe e postas de filé.

Casa do peixe

Não é só no caminhão que o peixe é destaque. Na casa do peixe, o instituto Agropólos, com apoio da Associação  de Pescadores de Jaibaras e da Prefeitura do Município, está ministrando cursos de processamento e gastronomia. Pela manhã, os participantes aprendem os tipos de corte e à tarde, é a hora do preparo dos pratos. “Ao todo serão 10 pratos e depois iremos fazer a degustação para os visitantes do parque” diz a engenheira de pesca Lilian Sales”.

Antes mesmo de ser servido, o ceviche já chamava atenção pelo colorido do preparo. “Usamos filé de tilápia, com manga, verduras e um tempero de limão, laranja e azeite”, ensina o engenheiro de pesca Marcus Borges Leite. Além de pratos com tilápia, serão preparados, empanados, caldos, bolinhas e linguiça de peixe.

Amanda Sobreira