Curso de capacitação atualiza informações sobre o Garantia Safra

8 de julho de 2011 - 12:28

Aconteceu nesta sexta-feira (08), no auditório do Parque de Exposição Governador César Cals, o curso de Capacitação Regional dos Atores Locais para o Garantia Safra das regiões Metropolitana, do Maciço de Baturité e Litoral Leste. O objetivo é renovar e atualizar os procedimentos de acesso do agricultor familiar ao programa.

Os cursos de capacitação iniciaram no dia primeiro deste mês e prosseguem até o dia 12. Segundo o coordenador do programa, Arimatea Gonçalves, participam das reuniões agentes da Ematerce, secretários municipais de agricultura e representantes dos movimentos sociais e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O coordenador também ressaltou que o Governo do Estado conseguiu manter as 300 mil vagas, para a inscrição dos agricultores no Garantia Safra 2011/2012.

A engenheira agrônoma Gabriele trabalha no escritório da Ematerce de Caucaia e já acompanhou o pagamento de dois seguros safras. Para ela, este tipo de reunião é importante para avaliar casos e tirar dúvidas. “O esclarecimento é maior quando reunimos várias regiões e há troca de experiências”, disse.

Para o Gerente da Região Metropolitana da Ematerce, Elderi Pimenta, os encontros atualizam o conhecimento e equalizam as novas normas. Nesta região, dos 14 municípios 11 estão enquadrados no programa, segundo o gerente. Além disso, durante as reuniões “ também incrementamos as vagas, direcionando as vagas não utilizadas por um município a outro”, afirmou.

Garantia Safra

Seguro que prevê a busca pela melhoria das condições de convivência dos agricultores com o semiárido. Ele cobre a perda por excesso de chuvas ou período de seca. O fundo do Garantia Safra é composto por recursos dos agricultores familiares e dos três entes federativos (União, Estados e municípios).

O programa atende agricultores familiares que produzem arroz, algodão, feijão, mandioca e milho no semiárido brasileiro, assegurando ao agricultor familiar com renda de até 1,5 salário mínimo por mês, renda de 640 reais pagos em quatro parcelas, em caso de secas ou enchentes que causem a perda de pelo menos 50% da produção do município.

Assessoria de Comunicação da SDA- Munique Freitas (85) 3101.7631